Fruticultura

Prefeitura faz cadastro para programa de habitação no interior

 

Cadastramento de famílias da zona rural de Petrolina para programa habitacional

No programa, Habitat para a Humanidade Brasil (HPH Brasil), organização não-governamental (ONG) que tem como meta a eliminação de todas as formas de moradia inadequadas, representa o governo do estado de Pernambuco na elaboração dos projetos. De acordo com a assistente social da ONG, Iracilde Souza, inicialmente o programa só atenderia as áreas urbanas. “Pra gente foi uma surpresa encontrar tantos problemas nas áreas rurais, por isso é provável direcionemos o quantitativo maior dos recursos para as áreas rurais que já passaram muito tempo sem a atenção do poder público”, afirma.

Em consonância com a representante da ONG, a presidenta da Associação de Moradores da Vila Esperança, Isalia Damacena, afirma: “Moro na vila há 25 anos e além da escola municipal e do posto de saúde, nunca houve qualquer intervenção política, onde atualmente moram aproximadamente 1600 famílias, contando os moradores de áreas invadidas”, relata. 

Segundo o superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, a prefeitura de Petrolina, sentindo a necessidade de uma atuação nessas áreas, identificou na comunidade da Vila Esperança a necessidade de solucionar os problemas habitacionais e de falta de saneamento. “Esta primeira etapa do projeto é a fase de identificação da área e das necessidades, mas posteriormente, a prefeitura vai buscar recursos e melhorar a vida desta comunidade”, explica.

Ainda de acordo com Edinaldo Lima, o governo Julio Lossio, que tem como uma das principais preocupações a habitação, tem firmado diversas parcerias com os governos Estadual e Federal. “Lembrando que o objetivo da prefeitura não é só construir casas, mas também melhorar as condições de infra-estrutura, organizando o espaço e melhorando a qualidade de vida”. Parceiro no projeto, o secretário Municipal de Irrigação, Newton Matsumoto assegurou que, pela primeira vez em Petrolina, o poder municipal vai até a área rural para cuidar do problema da habitação e de regularização fundiária.

 

 

 

Carol Souza

Foto:Farnesio

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente

 

 

Previous post

Chuvas deixam Juazeiro em estado de emergência e o Festival Edésio está suspenso

Next post

Mercado do Produtor reúne comerciantes para informar resoluções do TAC

thiago

thiago

No Comment

Leave a reply