Estradas

conselhos da EPTTC para uma boa viagem de férias

 

Cuidados no trânsito durante as viagens de fim de ano
 

A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) divulgou esta semana, algumas dicas importantes para a segurança da população, principalmente na hora de viajar. De acordo com o coordenador de estatísticas da EPTTC Raphael Bravo, os motociclistas que seguirem as orientações dadas durante a campanha ‘Minha Preferência é a Vida’, realizada nos meses de novembro e de dezembro, reduzirão a probabilidade de acidentes durante as viagens de fim de ano. “A meta da campanha, que segue ate o início de janeiro de 2011 é orientar e conscientizar os motociclistas quanto a  importância do uso dos equipamentos de segurança e condução do veículo. Se eles seguirem nossas recomendações e não burlarem as normas de segurança, o número de acidentes com certeza vai diminuir nas estradas”, salientou o coordenador.

 

As orientações também se estendem aos motoristas que devem redobrar a atenção durante as viagens e adotar medidas preventivas, a exemplo, fazer uma vistoria no automóvel, para ter certeza que tem condições para seguir viagem. “Nossa campanha é direcionada aos motociclistas, mas as orientações também devem ser utilizadas pelos motoristas”, disse o coordenador.

 

Confira abaixo as dicas da EPTTC para garantir a sua segurança e de sua família nas estradas:

* Planeje sua viagem com antecedência, consultando o mapa rodoviário para escolher o melhor trajeto, com a menor distância, sem esquecer as rodovias com melhores condições de segurança;

* Nunca dirija cansado ou com sono. A sonolência diminui a capacidade de condução do veículo e seus reflexos;

* Use sempre o cinto de segurança. Lugar de criança é no banco traseiro e usando o cinto de segurança ou cadeirinha apropriada;

* Antes de viajar verifique água, faróis, luzes, calibragem e condições dos pneus, estepe, macaco, triângulo de segurança, extintor de incêndio, freios, suspensão, combustível, óleo, limpadores de pára-brisas e documentos.

* Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento e os outros motoristas.

* Use o cinto corretamente: não coloque-o no pescoço ou debaixo do braço, engate o equipamento ao invés de colocá-lo apenas sobre as pernas, é mais seguro.

* Respeite a sinalização, o que está escrito nas placas e nas vias, os agentes e policiais de trânsito.

* Se beber não dirija, vá de taxi, de ônibus ou alguém habilitado que não bebeu.

* Não dirija com crianças e animais no colo, não transporte passageiros em compartimento de carga.

* Motociclista, use o capacete preso ao pescoço, com óculos de proteção ou viseira abaixada. Lembre-se das orientações da campanha ‘Minha Preferência é a Vida’ e boa viagem.

 

Lidiane Souza

 

Previous post

Lula colocou publicidade do governo em 8.094 veículos de comunicação

Next post

Contas rejeitadas, Parte II. É bronca!!!

thiago

thiago

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image