Meio Ambiente

Cidades sustentáveis foi tema de seminário em Juazeiro

Com o objetivo de proporcionar mudanças ambientais que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida à população de Juazeiro e Petrolina, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) de Juazeiro, promoveram na manhã desta quinta-feira (10), no prédio Country Clube (Biblioteca) da universidade, seminário sobre o projeto redes ambientais voltado para os dois municípios em questão.  O projeto de autoria de Matteo Nigro, estudante da faculdade de Arquitetura de Napoli – Itália, tem como proposta fazer a integração entre infraestrutura e elementos naturais, equilibrando a dimensão urbana e ambiental dos dois municípios. “Pretendemos aumentar a área verde através de uma requalificação da infraestrutura já existente. As cidades de Petrolina e Juazeiro possuem um problema histórico de destruição da vegetação nativa – a caatinga e mata ciliar. Quando as cidades se desenvolveram, os municípios foram se sobrepondo ao sistema natural, criando-se uma fomentação ambiental. As redes ambientais irão servir para resolver este problema, tanto da fauna como da flora”, informou Matteo.

De acordo com o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, a concretização desse projeto é um grande desafio, “existem dificuldades, mas acredito que através de um trabalho participativo podemos torná-lo uma realidade. Espero que possamos colocar em prática essa idéia, proporcionando mais qualidade de vida para a nossa população”, observou.

O encontro reuniu instituições ligadas ao setor, lideranças políticas, Policia Militar, Ministério Público e demais interessados. Para o secretário de Serviços Públicos, Aurélio Cavalcante, o melhor caminho será unir forças com órgãos competentes para a concretização dessa idéia. “É preciso que cada indivíduo tenha consciência da sua responsabilidade individual e coletiva para manter o espaço em que vive, o meio ambiente limpo. É um desafio, mas creio que se fizermos um trabalho em conjunto vamos conseguir”, disse o secretário.

Ao final do encontro os presentes parabenizaram a iniciativa e agradeceram a excelente proposta, “Nós precisamos apenas de duas coisas, conhecimento e ação para tornar as cidades ambientalmente agradáveis para toda população, o projeto está de parabéns”, expôs a promotora de Justiça de Juazeiro com atribuição a defesa do Meio Ambiente, Mayumi Menezes Kawabe.
Lene Radina – Assessoria de Imprensa/SEADRUMA/PMJ
Previous post

Secretaria de Educação de Petrolina realiza abertura do ano letivo no município

Next post

"Ôh, Mulé de coragem"

No Comment

Leave a reply