Vestibular

UPE REALIZA SEU ÚLTIMO VESTIBULAR TRADICIONAL

A partir de 2015, processo de seleção será feito pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA)

vestibularO último desafio da maratona de vestibulares das instituições públicas do estado acontece neste domingo e nesta segunda-feira para os feras pernambucanos. Cerca de 39 mil candidatos vão disputar as 2.074 vagas oferecidas no Vestibular 2015 da Universidade de Pernambuco (UPE). As provas da segunda fase da seleção acontecem das 8h15 às 12h45. A primeira etapa corresponde à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu em outubro.

Este é o último ano que a UPE adota o processo tradicional como seleção. A partir de 2015, só será realizado o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), que passará a oferecer 50% das vagas da instituição. A outra metade será preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que usa a nota do Enem para avaliar os candidatos.

Faltando um dia para as provas, os feras não devem mais estudar para o exame. É hora de consultar as questões do Enem e do SSA. A dica é do supervisor de ensino médio do Colégio Motivo, Sérgio Ribeiro. Segundo ele, os candidatos devem prestar atenção em como a banca da UPE abordou os conteúdos nas provas do vestibular seriado. “Eles devem ficar atentos a como a instituição tem cobrado os temas. Devem consultar as provas tanto do SSA 3 como as do SSA 1 e 2, pois o vestibular tradicional exige conhecimento de todas as séries do ensino médio”, pontuou.

Candidata a uma vaga no curso de medicina, a estudante Maria Clara Freire, 16 anos, lembrou que algumas disciplinas têm peso maior na seleção da UPE. “No Enem, todas as matérias têm o mesmo peso. Para a UPE, fazemos provas apenas das específicas do curso, o que exige maior conhecimento em determinadas áreas”, observou. O estudante Thales Emiliano, 17, acredita que a prova da UPE demanda uma atenção especial dos estudantes. “A prova do Enem é mais contextualizada e com mais textos. As da UPE são mais diretas e mais conteudistas”, comparou.

Pela primeira vez, a instituição vai adotar a nota da redação do Enem como composição da nota segunda etapa da sua seleção. No primeiro dia, todos os feras fazem provas de língua portuguesa. Dependendo do curso escolhido, há ainda provas de literatura brasileira, história e química. No segundo dia, as provas são de física, geografia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), biologia, matemática e filosofia/sociologia.

Saiba Mais – O vestibular tradicional da UPE:

Programe-se
As provas acontecem das 8h15 às 12h45
Os portões serão fechados às 8h
O candidato só poderá sair da sala de prova a partir das 11h15

As provas

1º dia (domingo):
40 questões:
Língua portuguesa, literatura brasileira, história e química*

2º dia (segunda-feira):
40 questões
Física, geografia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), biologia, matemática e filosofia/sociologia*

*Provas variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato

Cronograma

16 de janeiro de 2015: Divulgação do edital de matrícula
30 de janeiro de 2015: Listão dos aprovados
Até 4 de fevereiro de 2015: Listão dos remanejáveis

Fonte: UPE

Previous post

CODEVASF BENEFICIA DEZ COMUNIDADES DO O INTERIOR DE JUAZEIRO COM ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Next post

RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE DA UNIVASF REALIZA FORMAÇÃO SOBRE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

thiago

thiago

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image