Cidades

DIRETO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO

 Professor Licínio toma posse como prefeito do município

Não fossem as três falhas imperdoáveis do cerimonial organizado pela Câmara Municipal dos Vereadores a posse do prefeito de Belém do São Francisco, Professor Licínio teria sido impecável.
Com o auditório da Facesf completamente lotado, muita gente em pé, já que todos os assentos estavam ocupados e ainda na parte de fora um telão e assentos para mais de 200 pessoas a posse foi muito concorrida com presenças dos 11 vereadores, seus familiares, e de autoridades especialmente convidadas, o Pároco local e um pastor.

De inicio aconteceu a eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal dos Vereadores sendo eleita a chapa 1 composta pelos Vereadores Joase de Vozinho-presidente; Antônio de Eurípedes-vice-presidente; Acácio do Ibó-primeiro secretário e a vereadora Aurora Guedes-segunda-secretária.A chapa 2, que não obteve êxito foi composta por; vereador Vavá do Bode-presidente; vereador Valdir Moreno-vice-presidente; vereador Dorgival-primeiro secretário e o vereador Quinca de Valdivino-segundo secretário.

O resultado da eleição para presidente da Câmara dos Vereadores apresentou o resultado de 6 votos para a chapa encabeçada pelo vereador Vozinho de Joase, o presidente eleito e 5 votos para a chapa 2 encabeçada pelo vereador Vavá do Bode que perdeu a eleição para presidente da Câmara.Após lavrado em ata o resultado, os vereadores que já tinham tomado posse em reunião ainda presidida pelo vereador Antônio de Eurípedes tomaram assento a mesa já presidida pelo novo presidente da Câmara, vereador Joase de Vozinho que convidou dois vereadores para introduzirem no recinto o prefeito Professor Licínio e seu vice Dr. Rômulo Roriz que tomaram assento na mesa al lado das suas respectivas esposas e primeiras damas do munício para o ato de posse.

Foi ai que aconteceu o primeiro mico do cerimonial, o locutor foi quem leu o termo de posse, quando na realidade isso é tarefa do primeiro secretário da casa legislativa, em seguida a segunda falha (essa imperdoável), o cerimonialista leu o juramento de posse quando o mesmo é feito de praxe pelos prefeito e vice respectivamente, os quais juram cumprir a Lei Orgânica do Município conforme a constituição, praxe normal para posses de prefeitos, governadores e presidente da República.

Não fossem essas falhas, corrigidas pela inteligência do prefeito Professor Licínio, que ao iniciar seu primeiro discurso como prefeito recém-empossado quebrou o protocolo, e com a mão direita estendida fez o juramento, lembando ainda que, estranhou o fato de que esse mesmo juramento havia sido lido os termos do mesmo pelo locutor do cerimonial.

Ai veio a parte dos pronunciamentos dos vereadores empossados, o presidente Joase de Vozinho facultou a palavra para os vereadores, foi quando o vereador Vavá do Bode fez um contundente pronunciamento praticamente acusando o presidente recém empossado de traidor, falando em tom áspero Vavá disse que Joase assinou o acordo onde ele aparecia encabeçando a chapa com o seu nome apresentado para presidente e o de Joase para vice.

Joase teria agido do tipo as caladas da noite, praticamente na véspera da eleição e posse se aliou a vereadores da oposição e registrou uma chapa se lançando candidato a presidente da Câmara dos Vereadores de Belém do São Francisco, é como se traísse a confiança do grupo  político que elegeu o professor Licínio prefeito e o Dr. Rômulo Roriz vice-prefeito, “Não merece mais a confiança do nosso prefeito”, disse Vavá.Cada vereador da situação ao se pronunciar foi contra a atitude do vereador presidente Joase de Vozinho enquanto os vereadores de oposição defenderam a democracia e o direito de Joase em concorrer a presidência da casa.

Discurso oficial do prefeito Professor Licínio:
O prefeito Professor Licínio (foto), novamente quebrou o protocolo e de improviso agradeceu a presença do ex-prefeito Gustavo Caribé que esteve presente a sua posse mais se ausentou antes do final por motivos a ele alheios.
Em seguida, como é de praxe, passou a ler o seu pronunciamento oficial como prefeito recém empossado.

O prefeito Licínio disse que como foi o slogam de sua campanha, “agora é pra valer”, Belém inicia uma nova história, que sabe das dificuldades mais que algumas medidas tem que serem tomadas de imediato, se comprometeu em lutar para das aos belemitas um melhor atendimento na saúde, educação e o social buscando soluções para os principais problemas, a exemplo do embelezamento da cidade na iluminação, coleta de lixo e incrementação do turismo através da beleza do Rio São Francisco.O carnaval e o natal, disse que a respeito de resgatar as festas natalinas tem a ideia dada por sua esposa professora Regina lembrando que Belém é o nome da cidade onde o menino Jesus nasceu, e nós moramos e temos a nossa Belém, e porque não dizer, a Belém de Jesus.

O transporte escolar, o social, a juventude, as casas de taipa que poderão ser substituídas por casas construídas em alvenaria, nada foi esquecido em seu pronunciamento.

O prefeito Licínio ainda disse que espera contar com ajuda da população e do Poder Legislativo para governar Belém a partir de sua posse ocorrida hoje, domingo primeiro de janeiro que fica na história de Belém como a mudança que chega para trazer melhores dias para todos.
Após o encerramento da cerimônia de posse o novo prefeito de Belém do São Francisco participou de um coquetel juntamente com o povo que fazia questão de abraçar o novo gestor e com ele tirar fotos.
(Escrito por Izaurino Brasil – DRT/PE 385) Gazzeta do Sertão
Previous post

ISAAC TRANSMITE CARGO DE PREFEITO A PAULO BOMFIM EM SOLENIDADE HISTÓRICA

Next post

DESDE ONTEM (01), LIGAÇÕES TELEFÔNICAS PARA FIXO E PÓS PAGO ESTÃO MAIS CARAS

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image