AdministraçãoÁgua

MAIS DE 1.600 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ATENDE A ZONA RURAL DE PETROLINA

Após quatro meses em campo, as equipes da Prefeitura de Petrolina concluíram, nesta semana, o inventário de poços, cisternas, açudes entre outros sistemas de abastecimento na zona rural. Ao todo, foram catalogados mais de 1.600 equipamentos no interior do município sertanejo. Com os dados, a Prefeitura pretende potencializar a oferta de água e atender com maior eficiência os moradores da zona rural que sofrem com a falta de acesso aos recursos hídricos.

Além de mostrar onde está cada sistema, o uso de tecnologias identifica a vazão e, por consequência, o potencial gerador de água desses equipamentos. O inventário ainda, segundo o secretário executivo de Desenvolvimento Rural e Irrigação, André Jackson de Holanda, ajudará na aprovação de parcerias com recursos federais como o Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente. “Já embasamos tecnicamente o subprojeto Terreiros Produtivos que foi incluído no Programa Nacional Água Doce. Nossa expectativa é de instalar, se possível, em setembro ou outubro, pelo menos duas unidades desse programa na zona rural com parceria também da Codevasf”, adianta o secretário executivo.

O mapeamento teve investimento de R$ 12 mil e foi conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, empregando tecnologia do Sistema de Posicionamento Global. De acordo com o órgão municipal, representa o maior mapeamento de recursos hídricos já promovido na zona rural de Petrolina. “Em outros momentos foi realizado um trabalho similar, mas não com essa dimensão. É uma ação importante que garantirá o desenvolvimento de programas que possam gerar renda para o homem do campo”, resume André Jackson.

Lilian Telles

Previous post

PROGRAMA CISTERNAS VIRA REFERENCIA MUNDIAL CONTRA A DESERTIFICAÇÃO

Next post

APAMI E NACC SÃO BENEFICIADAS POR AÇÃO SOCIAL MCDIA FELIZ

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply