Ação Social

PROJETO QUE APROXIMA IDOSOS E CRIANÇAS CHEGA AOS CRAS DE PETROLINA

A rotina de dezenas de idosos não tem sido a mesma desde quando eles incluíram em suas vidas o hábito de levar histórias encantadas às crianças de Petrolina. A novidade que entusiasma a terceira idade vem acontecendo dentro do projeto Vovô Amigo que já percorreu cerca de 10 creches municipais.

O projeto que valoriza os benefícios do convívio entre crianças e idosos também vem sendo levado para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) onde o encontro de diferentes gerações é feito através da contação de histórias. A ideia é incentivar a aproximação por meio das experiências dos mais velhos e da imaginação dos pequenos.

A abertura do projeto nos Cras aconteceu nesta quinta-feira (26) no bairro Fernando Idalino onde a encenação foi feita por 8 idosos da própria comunidade. Para desenvolver as habilidades, os idosos passaram por oficinas lúdicas e a partir de agora vão estabelecer uma rotina de convívio com as crianças atendidas no Cras.

Já nas creches, a interpretação de histórias vem sendo feita por cerca de 10 idosos atendidos no Centro de Convivência Vó Pulu. O projeto idealizado pela primeira dama Lara Secchi Coelho foi lançado no início de outubro e deve percorrer mais de 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e também os 10 Centros de Referência de Assistência Social do município.

Durante a abertura do projeto nos Cras, a secretaria de Desenvolvimento Social de Petrolina, Kátia Carvalho, destacou os pontos positivos do Vovô Amigo. “Os benefícios são para a vida toda, pois é uma semente para o respeito. A convivência entre as duas gerações abre portas para desenvolver a cidadania dos pequenos e reintegrar idosos que muitas vezes não têm espaço e oportunidade de desenvolver um talento”, disse.

Antes do início do projeto, a prefeitura firmou parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que promoveu oficinas para ampliar o talento dos idosos para a contação de histórias. Durante as atividades do projeto, os idosos não apenas contam histórias como também interpretam personagens e acima de tudo participam da reintegração social tão fundamental para o bem estar na terceira idade.

Magnólia Costa: Assessora de Comunicação

Previous post

LANÇADO O CARTÃO DO SERVIDOR DE PETROLINA PARA DESCONTOS NO COMÉRCIO

Next post

DIRETO DE SALGUEIRO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image