ÁguaEconomiaFruticultura

TÉCNICOS DA CODEVASF DE BRASÍLIA VISITAM OS PERÍMETROS DE IRRIGAÇÃO NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

Com objetivo de conhecer as potencialidades dos perímetros públicos de irrigação ( PPIs)  e coletar informações e subsídios sobre os desafios para a gestão dos perímetros, pela organização dos irrigantes, levando-se em conta a Lei 13019/14, um grupo de funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba ( Codevasf), da sede em Brasília, está com agenda de visita até sexta-feira aos Perímetros Irrigados mantidos pela 6ª superintendência regional de Juazeiro, no norte da Bahia, e em Petrolina, interior de Pernambuco.

A primeira visita ocorreu na última terça-feira (7), no perímetro irrigado de Maniçoba. Eles foram conduzidos às estações de bombeamento para conhecer a operacionalização e manutenção das máquinas, além de visitar alguns lotes de plantio de manga e uva.

O gerente do distrito Valter Matias proferiu uma palestra sobre o perímetro, e apresentou dados da produção agrícola dos irrigantes.

Um dos coordenadores do grupo, Paulo Liberato, explica que, “essa é uma alternativa que encontramos para aprimorar o relacionamento entre as organizações sociais e o poder público. Conhecer e estudar métodos para modernização da gestão dos projetos é um instrumento que vai melhorar ainda mais a relação da Codevasf com esses perímetros. Nossa expectativa é que até final de Dezembro o resultado desse trabalho seja apresentado para todos.”

A assessora jurídica Lívia Vitola, que nunca tinha visitado o projeto de irrigação ficou satisfeita pelo trabalho que vêm sendo desenvolvido nos perímetros: “Me deparei com muita pujança e prosperidade! Ter essa vivência, foi muito importante para entender a realidade do homem do campo, e pensar qual meu real papel dentro da empresa para colaborar com essa instituição que tanto promove o desenvolvimento na região”, afirmou a advogada.

O grupo retorna na sexta-feira para Brasília depois de ter conhecido quatro perímetros de irrigação na Bahia (Maniçoba, Salitre, Tourão e Mandacaru) e um em Pernambuco (senador Nilo Coelho).

Lei 13019/14 institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação.

Previous post

NO 'TODA SEXTA TEM OBRA', PREFEITO PAULO BOMFIM ENTREGA HOJE A NOVA SEDE DO CAPS AD

Next post

GOVERNADOR PAULO CÂMARA EM NOTA, COMENTA AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NA CASA MILITAR DO GOVERNO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image