AdministraçãoMeio Ambiente

DIRETOR DO SAAE/JUAZEIRO DIZ QUE QUE É BOATO A PRIVATIZAÇÃO DO ÓRGÃO E QUE A AUTARQUIA ESTÁ SERVINDO DE MODELO PARA OBRASIL

 

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Joaquim Neto, participou nesta manhã (14) do Programa Bastidores da Notícia e fez uma avaliação do ano de 2017. “Continuamos fortificando a autarquia e pegamos um desafio novo que foi a gestão dos resíduos sólidos no município e fizemos grandes melhorias nos serviços do SAAE”. Segundo ele, o Saae de Juazeiro foi um dos 05 no Brasil, convidado para um seminário onde se debateu as novas formas no abastecimento e tratamento de resídous nas grandes cidades, que será modelo para os demais sistemas de abastecimento  e tratamento de esgotos do país

“Voltado para o lado social hoje temos 3 assistentes sociais trabalhando na empresa e fazendo palestra e conscientizando as pessoas em relação ao uso da água e aos resíduos sólidos, palestras também estão sendo realizadas com relação ao uso do sabão. É um processo lento, mais estamos trabalhando isso”, acrescentou.

Sobre o descarte de óleo de cozinha, ele disse que ainda não se conseguiu uma evolução total. “Há uns 6 anos atrás iniciamos reuniões para evitar que o óleo servido e utilizado na cozinha fosse depositado nas tubulações. Do ponto de vista teórico foi até fácil à gente fazer esse entendimento, mais quando fomos para a prática conseguimos uma empresa no distrito industrial e parcerias com o padre Felipe na Igreja Cosme e Damião, mais infelizmente não logramos êxito. Fizemos reuniões com a Petrobrás também, mais não conseguimos evoluir de forma adequada”.

Por outro lado, ele falou sobre a implantação das lixeiras sustentáveis. “Com tecnologia giratória, as lixeiras facilitam a coleta e descarte de resíduos sólidos. Desde que o SAAE assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que estamos trabalhando para deixar a cidade cada vez mais limpa e agradável para se viver”.

Sobre as obras do SAAE, ele falou sobre a conclusão do serviço de pavimentação asfáltica na Rua Minas Gerais, Bairro Santo Antônio e transversais próximas ao Cemitério Municipal. Segundo Joaquim, estas ruas foram abertas para a colocação da adutora de 400 milímetros que leva água da captação até a estação de tratamento em Piranga, o que melhorou a oferta de água tratada em 60% na cidade.

“Em mais de 50 anos de existência o SAAE tinha apenas uma grande adutora para abastecimento da cidade. Fizemos esforço e implantamos mais uma adutora de 400 mm para acompanhar o crescimento do município. Para a colocação dos 2.500 metros de tubos algumas ruas tiveram que ser escavadas e hoje estamos aqui refazendo a pavimentação com asfalto de qualidade melhorando a trafegabilidade em toda essa área”, explicou Neto.

Joaquim ressaltou ainda que o abastecimento de água no distrito da Carnaíba foi melhorado satisfatoriamente. “Instalamos uma rede de abastecimento de água com nove quilômetros de extensão no Distrito de Carnaíba para reforçar o abastecimento em toda aquela região. A adutora de 150 milímetros substituiu a antiga rede de diâmetro inferior, captando água da Estação de Bombeamento (EB3) do Tourão até a estação de tratamento na sede do Distrito”.

Questionado sobre a quantidade de poços que já foram perfurados, ele comemorou. “Foram mais de 200 poços perfurados e já temos quase 3 anos que não contratamos carro-pipa, existe a operação do exército. O grande passo não é só a implantação e sim conseguir manter esses serviços, hoje tem 11 carros acompanhando esses serviços e sempre estamos priorizando as áreas que são coletivas, mais a nossa equipe está à disposição das pessoas que estão perfurando poços nas suas casas e dispomos da mão de obra”.

Para o próximo ano, Joaquim disse que há boas perspectivas. “Estamos esperando a assinatura de ordem de serviço para a implantação de abastecimento de água completo nas jazidas 7 em Maniçoba, Riacho de Massaroca, Riacho da Cabra e Na Jurema Vermelha. A ordem deve ser assinada na próxima semana pelo Governador Rui Costa. Quase 2 mil pessoas serão beneficiadas”, informou.

Por outro lado, ele falou sobre os comentários na cidade que surgiram sobre a Privatização do SAAE. “O que existe é que desde que assumimos a autarquia em 2009 a gente sempre trabalhou em um processo de recuperação da autarquia muito grande, primeiro foi sair do processo de sucateamento deixado pela gestão anterior. Não há nenhum projeto de privatização para o SAAE e sim a discursão permanente do aumento da eficiência”.

Da Redação/BlogQSP

Previous post

NOVA SEDE DO CREAS EM JUAZEIRO SERÁ ENTREGUE AMANHÃ PELO PREFEITO PAULO BOMFIM, DENTRO DO PROGRAMA "TODA SEXTA TEM OBRA"

Next post

DEPUTADO ROBERTO CARLOS ANUNCIA CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS PARA SENHOR DO BONFIM

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply