DIRETOR DO SAAE/JUAZEIRO DIZ QUE QUE É BOATO A PRIVATIZAÇÃO DO ÓRGÃO E QUE A AUTARQUIA ESTÁ SERVINDO DE MODELO PARA OBRASIL
O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Joaquim Neto, participou nesta manhã (14) do Programa Bastidores da Notícia e fez uma avaliação do ano de 2017. “Continuamos fortificando a autarquia e pegamos um desafio novo que foi a gestão dos resíduos sólidos no município e fizemos grandes melhorias nos serviços do SAAE”. Segundo ele, o Saae de Juazeiro foi um dos 05 no Brasil, convidado para um seminário onde se debateu as novas formas no abastecimento e tratamento de resídous nas grandes cidades, que será modelo para os demais sistemas de abastecimento e tratamento de esgotos do país
“Voltado para o lado social hoje temos 3 assistentes sociais trabalhando na empresa e fazendo palestra e conscientizando as pessoas em relação ao uso da água e aos resíduos sólidos, palestras também estão sendo realizadas com relação ao uso do sabão. É um processo lento, mais estamos trabalhando isso”, acrescentou.
Sobre o descarte de óleo de cozinha, ele disse que ainda não se conseguiu uma evolução total. “Há uns 6 anos atrás iniciamos reuniões para evitar que o óleo servido e utilizado na cozinha fosse depositado nas tubulações. Do ponto de vista teórico foi até fácil à gente fazer esse entendimento, mais quando fomos para a prática conseguimos uma empresa no distrito industrial e parcerias com o padre Felipe na Igreja Cosme e Damião, mais infelizmente não logramos êxito. Fizemos reuniões com a Petrobrás também, mais não conseguimos evoluir de forma adequada”.
Por outro lado, ele falou sobre a implantação das lixeiras sustentáveis. “Com tecnologia giratória, as lixeiras facilitam a coleta e descarte de resíduos sólidos. Desde que o SAAE assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que estamos trabalhando para deixar a cidade cada vez mais limpa e agradável para se viver”.
Sobre as obras do SAAE, ele falou sobre a conclusão do serviço de pavimentação asfáltica na Rua Minas Gerais, Bairro Santo Antônio e transversais próximas ao Cemitério Municipal. Segundo Joaquim, estas ruas foram abertas para a colocação da adutora de 400 milímetros que leva água da captação até a estação de tratamento em Piranga, o que melhorou a oferta de água tratada em 60% na cidade.
“Em mais de 50 anos de existência o SAAE tinha apenas uma grande adutora para abastecimento da cidade. Fizemos esforço e implantamos mais uma adutora de 400 mm para acompanhar o crescimento do município. Para a colocação dos 2.500 metros de tubos algumas ruas tiveram que ser escavadas e hoje estamos aqui refazendo a pavimentação com asfalto de qualidade melhorando a trafegabilidade em toda essa área”, explicou Neto.
Joaquim ressaltou ainda que o abastecimento de água no distrito da Carnaíba foi melhorado satisfatoriamente. “Instalamos uma rede de abastecimento de água com nove quilômetros de extensão no Distrito de Carnaíba para reforçar o abastecimento em toda aquela região. A adutora de 150 milímetros substituiu a antiga rede de diâmetro inferior, captando água da Estação de Bombeamento (EB3) do Tourão até a estação de tratamento na sede do Distrito”.
Questionado sobre a quantidade de poços que já foram perfurados, ele comemorou. “Foram mais de 200 poços perfurados e já temos quase 3 anos que não contratamos carro-pipa, existe a operação do exército. O grande passo não é só a implantação e sim conseguir manter esses serviços, hoje tem 11 carros acompanhando esses serviços e sempre estamos priorizando as áreas que são coletivas, mais a nossa equipe está à disposição das pessoas que estão perfurando poços nas suas casas e dispomos da mão de obra”.
Para o próximo ano, Joaquim disse que há boas perspectivas. “Estamos esperando a assinatura de ordem de serviço para a implantação de abastecimento de água completo nas jazidas 7 em Maniçoba, Riacho de Massaroca, Riacho da Cabra e Na Jurema Vermelha. A ordem deve ser assinada na próxima semana pelo Governador Rui Costa. Quase 2 mil pessoas serão beneficiadas”, informou.
Por outro lado, ele falou sobre os comentários na cidade que surgiram sobre a Privatização do SAAE. “O que existe é que desde que assumimos a autarquia em 2009 a gente sempre trabalhou em um processo de recuperação da autarquia muito grande, primeiro foi sair do processo de sucateamento deixado pela gestão anterior. Não há nenhum projeto de privatização para o SAAE e sim a discursão permanente do aumento da eficiência”.
Da Redação/BlogQSP
No Comment