AdministraçãoMeio Ambiente

RESULTADOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ORDENAMENTO URBANO SÃO POSITIVOS NO PRIMEIRO ANO NA GESTÃO EM JUAZEIRO

Ao longo desses 12 primeiros meses da gestão, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) formulou, coordenou e executou política municipal de meio ambiente, preservação, conservação, uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos ambientais desenvolvendo instrumentos normativos e ações educativas.

Com fiscalização ostensiva nas Áreas de Preservação Permanente (APP) a secretaria atendeu denúncias, aplicou notificações e autos de infração, realizou operações de fiscalizações e blitz na cidade no sentido de coibir práticas contra o meio ambiente. Além disso foram realizadas vistorias que resultaram na supressão de árvores que apresentavam risco de queda.

O trabalho educativo esteve presente durante este ano com realização de palestras em escolas, feiras, bairros e distr5itos de Juazeiro. Em junho a SEMAURB lançou o cinema itinerante e durante todo o mês foram levados aos distritos filmes retratando a caatinga e a preciosidade que as águas do Velho Chico proporcionam aos ribeirinhos, além da conscientização ambiental passada através de debates e palestras.

Pensando em mudar o cenário paisagístico da cidade, a SEMAURB realizou trabalho de arborização na cidade com plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas como: Ipê roxo, Catingueira, Jatobá, Juazeiro, Pau Ferro, Caraibeira, Ipê de Jardim, Algodão Bravo, Cajarana, Limoeiro, Romã, Abacateiro, Manga Thommy e Manga Rosa.

A Secretaria já começou a preparar os trabalhos educativos para 2018 prevendo ações durante todo o ano e atenção especial para os cuidados com o Rio São Francisco, da preservação da fauna e da flora da Caatinga, além de palestras sobre descarte de resíduos sólidos que irão acontecer na sede e nos distritos da cidade. A parceira com a população continua para orientar e auxiliar nos trabalhos educativos relacionados ao meio ambiente.

Quanto à segurança da população e ordenamento da cidade a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano durante o ano de 2017 intensificou o trabalho das equipes com fiscalizações que resultaram em notificações, aplicação de autos de infração, atendimento de denúncias, apreensões e interdições, além de embargos a obras por irregularidades ou ausência de alvará para a construção.

Em cada fiscalização das equipes, foi realizado também um trabalho de conscientização para que a população compreenda a importância de buscar junto à secretaria a regularidade na hora de construir.  Para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pela secretaria, foi firmada a portaria conjunta Nº 001/2017 entre a SEMAURB e a Guarda Civil Municipal que dispõe sobre a gestão cooperada de ordenamento urbano e proteção ambiental entre ambas. A partir daí os trabalhos se tornaram mais ostensivos quanto à realização de blitz, plantões noturnos e controle de invasões.

A secretaria se empenhou no controle de animais nas vias públicas, pois apesar de reforçar as apreensões durante todo o ano, a grande maioria dos animais de médio e grande porte é solta pelos proprietários. Os fiscais trabalharam incansavelmente nas apreensões mostrando aos donos a necessidade de mantê-los em local adequado, pois a apreensão resulta em pagamento de multa na hora de reaver os animais ou até doação dos animais após 72 horas se não houver responsável.

“Avaliamos  como um ano positivo. Todos  os firmamentos e parcerias vieram  para somar às atividades  que  desenvolvemos  na cidade. Além disso, a população esteve presente no trabalho desenvolvido  pela SEMAURB,  denunciando,  reclamando  e também  sugerindo  ações.  Esperamos poder continuar  contando  com essa importante  união, pois sabemos que para um bom desenvolvimento  é  necessário  parceria  da população  com o poder público,  uma vez que desfrutamos  dos benefícios  em nossa Juazeiro.  Vamos buscar sempre melhorias  para nossa cidade”, avaliou o secretário Agenor Souza.

Débora Sousa/SEMAURB

Previous post

PERÍCIA DE MOTORISTA DE CARRO FORTE FRUSTRA AÇÃO DE ASSALTANTES EM ARARIPINA

Next post

NOSSA SENHORA ESTÁ GRÁVIDA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply