Ação SocialEducação

“APROVA JUAZEIRO” VAI OFERECER VAGAS EM CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES, A ALUNOS CARENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Em mais uma ação para fortalecer as políticas de educação e acesso da juventude à universidade, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, lançou nesta terça-feira (23), no Paço Municipal, o programa Aprova Juazeiro, que tem como objetivo oferecer vagas a alunos e egressos das escolas públicas municipais em cursinhos pré-vestibulares privados.  A solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro, dos diretores do Colégio da Polícia Militar, da secretária da Educação e Juventude, Lucinete Alves, vereadores, secretários de governo, empresários da educação, estudantes do ensino médio e egressos, além de público em geral.

De acordo com o Tribunal de Contas, e a Constituição, oferecer cursos pré-vestibulares não é atribuição dos municípios. Diante da demanda existente, e da diretriz do Governo Federal em limitar o acesso à universidade às classes sociais mais abastadas, o Governo Municipal lançou edital para que cursinhos da cidade se credenciem a oferecer este serviço para que a juventude juazeirense oriunda de escolas públicas tenha oportunidade mais igualitária diante de alunos de escolas privadas em exames vestibulares e no Enem.

Durante discurso, o prefeito relembrou que sempre estudou em escola pública, e de fato o acesso à universidade sempre foi algo distante. “Aqui eu quero agradecer aos cursinhos privados da cidade, que se colocam à disposição para contribuir com a cidade. Quero dizer a todos e todas, que investir em educação é uma das nossas prioridades. Desde a gestão do ex-prefeito Isaac que Juazeiro tem se colocado como referência em educação básica no Estado da Bahia. E não vamos parar de investir. De mais de 130 escolas da rede municipal, 102 já foram reformadas, ampliadas e receberam ar-condicionado. Além disso investimos na formação e valorização dos profissionais”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.

O Aprova Juazeiro vem como mais uma oportunidade para a juventude, que é estudar num curso privado. Desse modo, o município oferece bolsas de estudos, o edital será publicado em diário oficial. “A diretriz do governo Paulo Bomfim é que tenhamos uma cidade melhor e mais desenvolvida. Só teremos isso se apoiarmos as pessoas e oferecermos oportunidades. De imediato o prefeito entendeu o projeto e agora temos o Aprova Juazeiro”, disse a secretária Lucinete Alves.

Para a presidenta do Conselho Municipal da Juventude, o país está vivendo um momento de desmonte da universidade pública, com uma precarização do ensino público superior para uma possível privatização. De acordo com a militante, cada vez mais o jovem tem visto a universidade pública mais distante da realidade dele. “Ter um governo municipal que venha aproximar, diminuir as desigualdades sociais, o desequilíbrio na educação privada para a pública, para que o jovem da periferia e de baixa renda tenha as mesmas condições e oportunidades de entrar na universidade pública, é de fato, democratizar o acesso à universidade. Isso é desenvolver o município, mudar a cidade pelo alicerce, que é a educação, principal base de mudança da sociedade”, declarou Bruna Barbosa.

Ascom

Previous post

POLÍCIA PROCURA ASSASSINOS DE EX-PRESIDIÁRIO "EXECUTADO" EM PETROLINA

Next post

COMANDANTE GERAL DA PMBA VAI ACOMPANHAR DE PERTO A SEGURANÇA DO FOLIÃO NO CARNAVAL DE JUAZEIRO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image