Cultura

ATENÇÃO AMANTES DA 7ª ARTE E CANDIDATOS A CINEASTAS, MOVIMENTO VÍDEO ARTE COMUNIDADE, OFERECE CURSO GRATUITO DE FORMAÇÃO DE CINEMA

Para os interessados em audiovisual, aqui está uma oportunidade! O curso de formação em cinema, “Movimento Videoarte Comunidade”, está com inscrições gratuitas abertas até o dia 05 de março, tudo é feito por meio de um formulário online:

As aulas acontecerão no Cineteatro da praça CEU das Águas, sempre aos sábados, iniciando no dia 10 de março, das 09 às 13 horas. Serão 4 meses de encontros, 1 mês de preparação e 1 mês de finalização dos vídeos para a mostra que será realizada na culminância do curso.

O “Movimento Videoarte Comunidade” pretende familiarizar as pessoas com a linguagem do vídeo e propor novos meios de criação artística e cultural. Essa é uma ótima oportunidade de descentralização da produção audiovisual da cidade, que dará espaço para o surgimento de novos artistas, priorizando as comunidades atualmente ativas no entorno da praça CEU das Águas, valorizando também esse espaço de cultura até então desconhecidos pela população, mesmo com grupos artísticos locais já ocupando o espaço.

“Vamos criar um turma de 20 alunos de diferentes idades e características para produzir e entender a linguagem do vídeo e da videoarte para no final apresentarmos uma mostra dos produtos que criamos no período da oficina, movimentando a comunidade, convidando diversas pessoas e grupos para esse dia tão especial”, afirma o idealizador do projeto, Robério Brasileiro.

Quem participar do curso, irá ter acesso aos conceitos da videoarte por meio de apostilas que abordarão tanto as ideias dos primeiros pesquisadores quanto ao manuseio de equipamentos de filmagem básicos, comuns e sofisticados; som e iluminação, captura, decupagem e edição de vídeo. Além disso, serão levados para as aulas temas da comunidade em que o curso se insere e também alguns relevantes para a cidade afim de ampliar as discussões sobre as problemáticas da população, inserindo-as nas produções artísticas dos alunos.

As aulas do curso voltadas diretamente para o vídeo, serão ministradas pelo idealizador do projeto, Robério Brasileiro – pós graduado em cinema e audiovisual, trabalhando na cidade a mais de 10 anos – e Fernando Pereira – microempresário desde 2012 da Abajur Soluções em Audiovisual. Ambos vêm realizando trabalhos relevantes na cidade e agregando parceiros.

Na área da videoarte, o curso conta com o trabalho de Cristiane Crispim – atriz, arte-educadora e co-fundadora da Cia. Biruta de Teatro, grupo que atua a mais de 10 anos na cidade, além de ser formada em Artes Visuais – e Antônio Veronaldo – trabalha a mais de 10 anos como diretor e ator da Cia. Biruta de Teatro, atuou também na área do audiovisual como diretor de comerciais, produtor e ator. Os dois tem um grande currículo de contribuição para a cena artística de Petrolina.

Se você se interessou, preencha o formulário online e faça sua inscrição.

Para mais informações:

Email: cursovideoartee@gmail.com

Formulário online: https://goo.gl/forms/2fJHHXovcd8sfX3w1

Página no Facebook: https://www.facebook.com/movimentovideoarte/

Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/movimentovideoarte/

 

Previous post

PROGRAMA ‘QUALIFICA MAIS’ FINALIZA PRIMEIRAS TURMAS

Next post

DIRETO DE CURAÇÁ

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.

No Comment

Leave a reply