Artigo

NETO SE ENROSCA ENTRE DOIS LEGADOS, O DE SALVADOR E O DE LÍDER DA OPOSIÇÃO

*Levi Vasconcelos

Reunido ontem com os vereadores de Salvador aliados, um total de 31, ACM Neto evocou o receio de por em risco o seu legado em Salvador como a principal razão para a sua incerteza sobre entrar na disputa pelo governo baiano ou não.

Se assim o é, a conclusão é óbvia: Neto está enroscado na sua própria trajetória. Nos seus cinco anos e dois meses como prefeito de Salvador construiu um patamar de avaliação positiva tão considerável que logrou reeleger-se com 78% dos votos.

Mas foi o bom desempenho, associado a uma natural vocação para o jogo político ancorada na grife do avô que o credenciou a tornar-se o principal líder da oposição na era do PT com dimensão estadual.

Pressão amiga

E é aí que está o xis da questão. No seu elenco de aliados Neto tem na figura do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, também do DEM, o nome mais expressivo, importante para integrar qualquer chapa majoritária estadual, mas isoladamente, uma liderança ainda circunscrita a territorialidade da sua influência, Feira e os vizinhos.

Neto tem no seu time 14 deputados federais, 21 estaduais e mais de dez vereadores em Salvador que já externaram a pretensão de alçar vôos mais altos, sem falar os que não têm mandato, mas são competitivos.

Ele tem pela frente um adversário, o governador Rui Costa, que é bem avaliado, vai disputar o pleito no mandato, com a caneta na mão, e uma base de apoio fora do campo petista até agora sólida. Ou seja, não é fácil.

Mas é competitivo e é isso que interessa aos seus aliados, que pressionam pela candidatura.  Em suma, Neto está entre dois legados que ele próprio construiu, o de Salvador e o de líder da Bahia.

Levi Vasconcelos

Levi Vasconcelos é Jornalista político, Diretor de Jornalismo do Bahia.ba, e titular da Coluna Tempo Presente do Jornal A Tarde

Previous post

SENTO-SÉ É DESTAQUE NO NOVO MAPA DO TURISMO NO BRASIL

Next post

BOA NOITE

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.