Agropecuária

ASSINADO EM JUAZEIRO, CONVÊNIO DOS PROGRAMAS PRÓ-SEMIÁRIDO E BAHIA PRODUTIVA

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, participou no auditório do SETAF em Juazeiro, da assinatura de contratos de convênio dos programas Pró-Semiárido e Bahia Produtiva, frutos da parceria entre o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O ato contou com a presença do diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, do gerente regional do Pró-Semiárido, Ademilson da Rocha Santos (Tiziu), dos presidentes das associações e dos representantes comunitários.  Para Maiara Melo, presidente da Associação de Mulheres Produtoras de doces e Massas de Lajinha, uma das contempladas do programa Pró- Semiárido; o projeto é muito importante para expandir a produção local e consequentemente a venda dos produtos. “Queremos formar um grupo maior, que possa ajudar outras mulheres, gerar renda, fazer com que a economia da nossa localidade aumente”, disse.

De acordo com o diretor – presidente da CAR, Wilson Dias, a parceria entre o governo do estado e os municípios tem dado certo, e essa união de forças é a responsável pelo sucesso dos programas: “Com certeza Juazeiro vai ser um município diferenciado no Pró-Semiárido por conta da parceria que a gente tem com a prefeitura, através da secretaria de desenvolvimento econômico, agricultura e pecuária, que compartilha do nosso pensamento”, destacou.

A assinatura dos convênios significa a aplicação de um recurso de mais de R$ 900 mil para fortalecer a agricultura familiar, em Juazeiro. Segundo o secretário Tiano Felix, os programas servem de apoio e estímulo para a qualificação da produção local.

“Temos buscado estimular a organização dos produtores rurais, fomentando a agroindustrialização e esses programas do governo do Estado tem nos ajudado. Toda a dinâmica dos projetos, desde os recursos repassados às comunidades até a assistência técnica ofertada, são fatores determinantes para o melhoramento da produção local. O desenvolvimento econômico de Juazeiro é calçado na produção das comunidades rurais. O aumento da produção, bem como da qualidade dos produtos, é ganho para o produtor e para o município.”, afirma Tiano Felix.

Previous post

CAFÉ DA MANHÃ MARCA AS COMEMORAÇÕES DA GUARDA CIVIL DE PETROLINA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Next post

REUNIÃO DA ADEAP DEFINE PREPARATIVOS PARA A 27ª FENAGRI EM JUAZEIRO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.