AgriculturaEducação

PROJETO DO IF-SERTÃO “FARMÁCIA VIVA”, COM PLANTAS MEDICINAIS FOI APRESENTADO NA FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR

O Assentamento Malhada Real, município de Lagoa Grande (PE), recebeu, durante a realização da Feira de Agricultura Familiar, o projeto Farmácia Viva.

Desenvolvido no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE desde 2013, sob a orientação da professora doutora Flávia Cartaxo, o projeto tem como objetivo resgatar o cultivo e uso de plantas medicinais pela comunidade. “As plantas medicinais são capazes de curar ou aliviar sintomas de certas doenças, são de fácil cultivo, têm baixo custo financeiro e poucos efeitos colaterais”, explicou. Como algumas comunidades estão distantes de postos de saúde, as plantas medicinais podem ser usadas para aliviar sintomas até o devido atendimento médico.

Na feira, os alunos bolsistas do projeto, Luana Batista, Ianderson Pereira, José Pedro Dias, Teonis Batista, Gideon Santos e Luiz Gomes passaram para o público informações desde o plantio, colheita e uso das plantas medicinais, explicando a indicação de cada uma, como erva-cidreira, hortelã, alecrim de vaqueiro, manjericão, menta, dentre outras. Foram distribuídas ainda folhas e mudas para a população, em um total de 12 quilos de plantas medicinais.

A participação do projeto na feira foi encerrada com a oferta de um minicurso, ministrado por Flávia Cartaxo, Teonis Batista e Luana Batista, sobre a produção de fitofármicos, como sabonetes, pomadas e xaropes feitos a partir das medicinais. É importante ressaltar que esses produtos só podem ser comercializados se tiverem o registro da Anvisa. Diante de um público repleto de estudantes e agricultores, foram tiradas dúvidas e passadas orientações também sobre o consumo correto de chás, modo de preparo e quantidade indicada.

A agricultora Antonieta Duet, moradora da Malhada Real, participou pela primeira vez de uma oficina sobre o assunto e revelou que aprendeu bastante. “Amei esse momento. Já cultivo algumas plantas dessas em casa e tenho muito interesse por elas. Ficou a vontade de aprender mais”, afirmou.

Para o organizador da feira, Cristiano Ferreira, é muito importante a participação do Projeto Farmácia Viva. “A ideia da feira é dar um incentivo ao pequeno produtor, buscar conhecimento”, afirmou. O evento se estendeu até sábado (10), com a participação de 25 associações ligadas à agricultura familiar.

O Horto Medicinal Orgânico do campus Petrolina Zona Rural está aberto a visitações e realiza distribuição gratuita de mudas, mediante solicitação. 

Previous post

COM NOVIDADES, TITE ANUNCIA LISTA DE CONVOCADOS PARA AMISTOSOS DA SELEÇÃO NA EUROPA

Next post

NA MADRUGADA DE SEXTA PARA SÁBADO (17), FIÉIS PARTICIPARÃO DA 39ª CAMINHADA DA PENITÊNCIA DA DIOCESE DE JUAZEIRO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.