Administração

COMPLETANDO 40 ANOS, ESPETÁCULO “A CRUCIFICAÇÃO” DO GUTERIMA É ESPERADO COM GRANDE EXPECTATIVA

Parece que foi ontem! Mas, já se passaram 4O ANOS. E com isso, o GUTERIMA – Grupo de Teatro Imaginativo, precursor no sertão de Pernambuco do espetáculo sacro móvel e ao ar livre A CRUCIFICAÇÃO, realiza sua encenação nos dias 29 e 30 de março de 2018 (Quinta e Sexta-feira Santas), a partir das 20h30, no Parque Josepha Coelho, com entrada gratuita.

Vale lembrar que tudo começou no Centro Social Pio XI, em 1978, e nos dois anos seguintes (1979 e 1980), a encenação foi realizada no Estádio da Associação Rural, hoje Paulo Coelho. A partir de 1981, o espetáculo teve como cenários as ruas centrais de Petrolina com seus logradouros públicos até 1998.

Em 1999, prá fugir dos arranha céus que descaracterizavam a encenação, a direção do GUTERIMA encontrou o lugar apropriado para sua realização: o Parque Josepha Coelho.

Em 2016, o Parque passou por reformas e o espetáculo voltou a ser realizado na Concha Acústica (que já tinha sido cenário em anos anteriores) e arredores.

E com o intuito de valorizar mais ainda a encenação, A CRUCIFICAÇÃO volta a ser encenada neste 2018 no Parque Josepha Coelho com algumas novidades: ampliação da sonorização, percurso reduzido e com 90% de asfaltamento, iluminação cênica com mais nitidez, novos cenários, e a justa homenagem aos seus primeiros cenógrafos e apaixonados pela encenação até hoje o escultor JOTA MILDEZ e o artista plástico PAULO SOARES.

Para o Diretor Cênico e fundador do GUTERIMA, JOSÉ GERALDO, “os entendimentos com a Prefeitura de Petrolina estão adiantados  e já em fase de conclusão, e com isso, gera uma grande expectativa de transformar cada vez mais a Semana Santa em um cenário humanístico despertando a religiosidade e a geração de trabalho e renda num período atípico para a prática do comércio”.

Muitos percalços, comunhão de esforços, perseverança e acima de tudo, credibilidade, deram ao GUTERIMA, o posto de maior grupo das barrancas do São Francisco, onde prevalecem a pujança e o arrojo total na encenação do maior e mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano.

Nestes 40 anos, são destaques no elenco principal os atores: PABLO MARTINELLI como JESUS CRISTO; LÚ DANTAS vivendo MARIA; KELLY DAYANE, interpretando MARIA MADALENA; advogado e ator SÉRGIO MURILO, como o Apóstolo JOÃO; ERALDO RODRIGUES o irrequieto JUDAS e ANÁS; EVERALDO SOUSA, na pele do DEMÔNIO  e JOSÉ DE ARIMATÉIA;  CAUBY no papel de PÔNCIO PILATOS; GERALDO MESSIAS vivendo o sacerdote NICODEMUS; entre outros.

Um fato que chama atenção de JOSÉ GERALDO diz respeito aos jovens na faixa etária de 20 anos, que, ao término do Carnaval, já se preocupam com a Semana Santa.

Ao ser abordado nas ruas de Petrolina a pergunta é sempre: “E aí, Zé, tudo pronto para  A CRUCIFICAÇÃO?”. Ou seja: tornou-se hábito. “E isso é muito legal, pois faz crescer ainda mais a nossa responsabilidade e, tem mais, esses jovens não viram o espetáculo nascer, mas já se preocupam com “ELE”, através do acompanhamento do pais. É fantástico!” Então, vale a pena conferir!

 

Previous post

BOM DIA

Next post

PRAZO PARA FINALIZAR INSCRIÇÃO NO FIES FOI ESTENDIDO ATÉ QUINTA-FEIRA (

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.