ManifestaçãoPolítica

MOVIMENTO SEPARATISTA NA INTERNET, QUER SEPARAR SÃO PAULO DO BRASIL

Novo país teria ‘ouro paulista’ como moeda

O movimento São Paulo Livre usa a saída do Reino Unido da União Europeia (o Brexit) como referência, e pede pela saída do Estado do Brasil. Com o slogan “Sampadeus“, o movimento se caracteriza como civil, pacífico e apartidário.

Segundo site oficial, o grupo “organiza ações sobre a causa separatista, como palestras, reuniões, debates e manifestações públicas”. Menciona também suas “4 verdades” fundamentais:

  1. se você mora em São Paulo, é 1 paulista;
  2. não temos nada contra o Brasil ou os brasileiros; 
  3. a independência paulista virá por meios pacíficos;
  4. defender a liberdade não é crime. 

O movimento busca instituir o Estado de São Paulo como 1 novo país. Argumenta que a separação promoverá uma simplificação do sistema tributário, com menos impostos, além de estabilidade política –o grupo defende 1 parlamento “unicameral”, sem o Senado, com novos partidos– 1 sistema “educacional mais coerente, que ensine e passe para nossas crianças […] valores como respeito, tolerância e amor ao país”.

O grupo aceita em seu site diversas formas de pagamento. Ensina como usar o serviço PagSeguro, por exemplo, e permite doações de qualquer quantia parceladas em até 12 vezes.

CONSULTAS PÚBLICAS

Segundo o site do SPL, o movimento já promoveu duas consultas públicas, com perguntas como “Você está insatisfeito com a atual representação política do Estado de São Paulo na federação?” e Você gostaria que São Paulo se tornasse 1 país independente?”. A 1ª, feita em 2016, teve 48.912 respostas. Destas, 54,2% votaram a favor da independência.

Estava programado para o último sábado (10.mar.2018), uma nova pesquisa. Segundo o SPL, no entanto, “o SPL optou por postergar para 2020 a realização desta votação”, por se tratar de 1 “plebiscito informal, mas ainda assim, numericamente impressionante, em termos de logística e seriedade na divulgação dos resultados”.

O movimento pretende disponibilizar 380 postos de votação para mais de 1 milhão de eleitores paulistas votantes na consulta do dia 9 de julho de 2020.

Poder360 entrou em contato com a assessoria do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mas não obteve resposta.

PROPAGANDA

Veja abaixo alguns dos anúncios publicitários do movimento São Paulo Livre que circulam nas redes sociais:

 

 

 

 

 

 

Previous post

PREFEITURA DE PETROLINA LIBERA QUINTO LOTE DE CRÉDITO PARA MICROEMPREENDEDORES

Next post

53% DOS BRASILEIROS NÃO DECLARAM SIMPATIA POR NENHUM PARTIDO POLÍTICO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.