SaúdeT.I. (INTERNET)

AGENTES DE SAÚDE DE JUAZEIRO RECEBEM TABLETS PARA COLETA DE DADOS DA SAÚDE DAS FAMÍLIAS

Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde em cerimônia realizada no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) entregou aos Agentes Comunitários de Saúde as novas ferramentas de trabalho que auxiliarão na coleta e armazenamento de dados, junto aos tablets foram entregues os certificados da capacitação.

A partir de agora, os 431 ACS irão coletar e armazenar os dados da população através de um sistema implantado em um tablet. Essa inovação surgiu a partir da necessidade de se obter informações mais precisas e com pequeno espaço de tempo para que a gestão municipal possa desenvolver projetos a partir das demandas da população, sendo estas informações colhidas através do profissional que diariamente adentra as casas dos juazeirenses.

Todos os agentes passaram por uma capacitação com 8h de aulas teóricas e práticas distribuídas em dois turnos. Salvador Otílio de Sousa que é agente há 14 anos e atua na área do Mandacaru, afirma ser de grande importância para o desenvolvimento do seu trabalho. “Com certeza um momento único para nós, agentes comunitários de saúde, que entramos nas casas das pessoas, colhemos os dados e somos responsáveis por repassar as informações das áreas onde atuamos. Com muitos papéis era complicado, mas agora tudo está a um toque”, explicou.

Outra ACS que estava bem satisfeita com o momento foi a agente do bairro Dom José Rodrigues, Norma Sueli Barbosa. “Aprendi a usar o sistema e agora vou cadastrar os moradores da minha área no sistema online. Isso vai agilizar nosso trabalho, sem contar na segurança de armazenamento das informações”, pontuou.

O Sistema de armazenamento de dados implantado pela empresa Horizon possibilitará acesso às informações quase em tempo real, isso porque o agente ao realizar um cadastro disponibilizará as informações no sistema da empresa e também para a secretaria. “Foi mais de uma semana de trabalho com os agentes, quero agradecer a confiança e dizer que esse trabalho que nós desenvolvemos aqui com certeza vai trazer resultamos positivos para o município. O sistema possibilitará um armazenamento real de informações e a consulta pode ser feita pela secretaria automaticamente”, descreveu Adriana Leite, Coordenadora de Implantação da empresa Horizon.

A Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro ressaltou que a busca por melhorias em todas as categorias e vertentes acontece diariamente e é de suma importância a participação de todos. “Com os avanços tecnológicos e toda a modernização na era da informação não poderíamos deixar que os profissionais ficassem com um método antigo, que comprometia o levantamento de informações. Agradeço à gestão do Prefeito Paulo Bomfim por acreditar e lutar junto conosco por melhorias nos serviços e nos mecanismos para que isso acontecesse”, finalizou.

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias Ailton Messias; o tesoureiro do Sindicato Sérgio Ricardo; a Superintendente de Ações e Insumos Estratégicos Ana Lúcia; a Superintendente de Gestão de Pessoas Lorena Pesqueira; a Superintendente de Planejamento Luciana Florintino; o Superintendente Administrativo Alfredo Gonçalves; a Superintendente de Atenção Primária Rosa Miguelino e a Diretora de Saúde Bucal, Juliana Bonifácio.

Previous post

III ABADÁCADÊMICO SERÁ REALIZADO NA UNIVASF EM JULHO

Next post

OPERAÇÃO DA POLÍCIA ERRADICA MAIS DE 225 MIL PÉS DE MACONHA EM ILHAS DE OROCÓ E CABROBÓ

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.