CidadesCultura

DIRETO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO

OFICINAS PARA INSTRUMENTISTAS PROMETE REUNIR MÚSICOS DE TODA REGIÃO

Nos dias 28 e 29 de abril Belém do São Francisco, sertão de Pernambuco, se voltará para a música. Será promovido o primeiro Encontro de Trombone e Regência.

O Secretário de Cultura, Juventude e Diversidade, Michel Duarte Ferraz, conta que “a relação dos belemitas com a música é antiga e se fortaleceu a partir de 1894, ano da criação da Banda 25 de Julho uma das mais antigas do Estado de Pernambuco. Décadas mais tarde a Banda foi rebatizada e recebeu o nome de Filarmônica Dionon Pires, em homenagem a um de seus mais atuantes maestros. Por ela passaram gerações de músicos com atuação em diversos municípios da região. A centenária Filarmônica continua em atividade, destacando-se no carnaval com sua grandiosa Orquestra de Frevo, quando se junta aos os gigantes Zé Pereira (de 1919), Vitalina (1929) e demais bonecos gigantes, arrastando milhares de foliões pelas ruas da cidade”.

O Encontro estará voltado para os músicos de Belém do São Francisco e de municípios do seu entorno, sendo pensado para contemplar principalmente os jovens integrantes da Dionon Pires e de outras bandas em atividade no município, dentre elas, Banda Marcial Professora Rita Neide Nogueira, Banda Antônio Gomes de Sá Roriz, Banda Marcial Professora Lourdes Roriz, Banda Marcial São João Batista, Banda Marcial Professora Janete Cabral e a novata Orquestra Jatinã.

O momento de formação será conduzido pelo maestro Sandoval Moreno, exímio trombonista, professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Contará com o apoio de Samuel Caetano da Silva, maestro do município e regente da histórica Filarmônica Dionon Pires e do artista Tom Dunes que fará uma oficina de Técnicas de Dança para Balizas. Na programação do Encontro estão previstas aulas de trombone, aulas de regência e um concerto público para encerrar o evento.

A participação no encontro será gratuita e as inscrições poderão ser feitas por e-mail (secultbsf@outlook.com) ou pessoalmente na Secretaria de Cultura, Juventude e Diversidade / Teatro Santa Cecília (av. Cel. Jerônimo Pires, n. 1111, centro, Belém do São Francisco) no horário de 8 às 12 h.

Ação de formação é uma realização da Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco, através da Secretaria de Cultura, Juventude e Diversidade em parceria com a Filarmônica Dionon Pires.

Saiba mais sobre o Prof. Sandoval Moreno:

“Nasceu na cidade de Itaporanga-PB em 1960 onde começou seus estudos de música na Banda do Colégio Diocesano D. João da Mata, com orientação do profº Severino Ferreira. Bacharel em Música pela UFPB com orientação dos Profºs Carlos Moreira e Jaques Gesten, No ano de 2012  Mestre em Música pela UFPB na área de Praticas Interpretativas – TROMBONE, com orientação dos Profºs Radegundis Feitosa (in memória) e Ayrton Benck   Em  1986 aprovado no concurso da UFPB para ministrar as disciplinas de Trombone e Prática de Banda. Fundador e regente titular da  Banda Sinfônica “José Siqueira” da UFPB desde 1986, fundou também o Quarteto de Trombones da Paraíba em 1990. Tocou na  Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica da Bahia. Com o Quarteto de Trombones da Paraíba e o Braziliam Trombone Ensamble tem tocado nos festivais de música no Brasil e no Exterior como Artista Weril. Trombonista da Orquestra Sanhauá-PB. Coordenador do Curso de Regência de Bandas e Fanfarra do Departamento de Música da UFPB.” (Site da Universidade Federal da Paraíba).

Previous post

IDOSO MORRE COM H1N1 EM SERRINHA; BAHIA JÁ TEM SEIS MORTES PROVOCADAS PELA GRIPE

Next post

PROFESSORES DE PETROLINA MARCARAM PRESENÇA EM JUAZEIRO, NO SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.