Artigo

O GATO, OS RATOS E A CÂMARA DE VEREADORES DE PETROLINA

*Cauby Fernandes

Ratos resolveram organizar um conselho para decidir qual seria a melhor alternativa, para que eles pudessem saber com antecedência, quando o o Gato, estava por perto. E dentre as muitas idéias que foram apresentadas, uma delas, considerava que, um guizo deveria ser pendurado no pescoço do Gato. Assim, ao escutarem o som do objeto, todos os Ratos, poderiam correr  e se esconderem. Além de ser do agrado de todos,  aquela extraordinária ideia, por aclamação foi aprovada. Todos ficaram extasiados com tão criativa e objetiva solução.

Foi nesse momento , que um velho e sábio Rato ali presente, questionou:

“Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom. E sem sombras de dúvidas, será um divisor de águas, para a Rataiada. No entanto,é preciso perguntar: quem dentre nós prenderá o sino no pescoço do Gato?”. A pergunta mexeu com todos e houve um silêncio imensurável. Um a um, os ratos foram se retirando, e nenhum voluntário corajoso apareceu.

O que estamos vendo nos dias atuais se retrata fielmente com essa pequena estória, que acabamos de ler, e existe um paralelo muito real com as Câmaras do País. Na Casa legislativa de Petrolina, em especial, são apresentadas Leis, requerimentos, projetos e mais projetos  e um parlapatório sem igual. No entanto, o efeito real dessas investidas para a cidade, é ínfimo, muito baixo, tendo em vista a grande quantidade de ideias apresentadas. A grande maioria, só está empurrando com a barriga. Talvez, alguns deles, apenas  brincando de ser parlamentar.

Alguns vereadores, são parlapatões e tem em suas falas um tom cinza opaco que não agrada a sociedade.Monótono. Em todas as sessões é sempre a mesma ladainha ! E aí, como enfrentar o Gato?Quem dentre eles, enfrenta a potente mão do prefeito? Que como aquele Gato, passeia livremente pela Casa, sem ter que o perturbe. Quem tem a coragem ?Uns poucos.

Os que foram mais votados em 2016,  na sua grande maioria, são os piores vereadores. Inodoros, insípidos e incolores. Quase sempre , não falam coisa com coisa, e o pior, é que esses, se acham o máximo, por que nas urnas, sempre surpreendem. São contas que a gente não consegue entender.

Geralmente, esse tipo, é assistencialista, e vive disso. Então é assim: todaa terça e toda quinta -feiras, ouvimos  os mesmos discursos sem nenhum plano traçado por esses, o que nos leva a crer que não tem nenhum direcionamento. Na estória que contamos, os Ratos tiveram uma brilhante ideia, bem parecido com o que acontece  Na Câmara de vereadores de Petrolina,porém, efeito real na vida dos munícipes, é muito pouco!Quase nada.

Cadê os corajosos?

*Alingua.com.br

Previous post

PROFESSORES DE PETROLINA MARCARAM PRESENÇA EM JUAZEIRO, NO SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Next post

O DOMINGO EM PETROLINA FOI DE CONCERTO GRATUITO DE MÚSICA NORDESTINA COM A ORQUESTRA NOVOS TALENTOS

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.