Agropecuária

A IV FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE JUREMAL SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEMANA

A Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL) irão realizar de 27 a 29 de abril, a IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal. O evento que acontecerá às margens da BR 407 – 40 km da sede, contará com apresentações culturais, palestras, concursos, torneio leiteiro, exposições, comercialização dos produtos da culinária local e serviços voltados ao setor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, as feiras têm contribuído de maneira positiva com a caprinovinocultura de Juazeiro desde “a comercialização, aumento da autoestima do produtor, melhoramento genético, inserção dos jovens na atividade, como também, evidenciando o potencial econômico dos referidos distritos”, destacou.

Devido ao alto potencial caprino e ovino, Juremal é um dos responsáveis pelo abastecimento de carne para diversos municípios baianos, bem como para municípios de outros estados do país. “O nosso objetivo é tornar os produtores da cadeia mais competitivos, inseri-los num contexto comercial mais amplo e capaz de atingir outros mercados de consumo, aumentar a produção, a produtividade, a renda familiar e qualidade de vida”, observou o secretário.

Cerca de 400 animais (caprinos e ovinos) serão expostos e comercializados durante o evento. “A caprinovinocultura é uma atividade que contribui muito com a economia de Juremal, cujos produtos possuem uma grande demanda de compra e venda. A feira pretende buscar a organização e a capacitação dos criadores do distrito e da região, bem como divulgar os produtos da culinária local”, observou o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).

O evento conta com a parceria da ADAB, Sebrae, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Banco do Nordeste, Cesol Sertão do São Francisco, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e Univasf.

Confiram a programação:

Sexta–feira (27/04)

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

18h – Acolhida dos expositores;

19h – Mostra do senso do empreendedor rural do distrito de Juremal

20h – Roda de São Gonçalo

20h – Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas;

20h às 23h – Som mecânico;

Sábado (28/04)

07h – Abertura do parque para recepção dos animais;

08h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

08h às 22h – Exposição de animais, de trabalhos tecnológicos, comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

10h às 12h – Plenária sobre o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável;

13h às 15h – Julgamento de Pista dos animais,

15h às 17h – Show Musical com Quel Barreto

17h – Ato solene;

17h30 – Apresentação cultural Bumba meu Bode;

18h à 01h – Show Musical com Edinho e Banda;

20h – 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

Obs. O encerramento do sábado ocorrerá  01 h;

Domingo (29/04)

07h – Abertura do Parque para visitação;

08h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

09h – Palestra sobre Epididimite

09h30 – Entrega de prêmios

10h às 13h – Show Musical com Amigos do Forró

13h às 14h – Entrega de brindes

Lene Radina/ASCOM ADEAP

 

Previous post

COMANDANTE DA RONDA MARIA DA PENHA DE JUAZEIRO, MINISTRA DE PALESTRA EM SOBRADINHO

Next post

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA NESTA SEXTA (20), AÇÃO VOLTADA À SEMANA DA VOZ

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.