AgropecuáriaEconomia

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (27), A IV FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE JUREMAL

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix e o diretor de Pecuária da ADEAP José Wilson Chaves, o popular Chaveco, estiveram no Programa Bastidores da Notícia ancorado por Farnésio Silva, na rádio Tropical Sat/FM, ocasião em que apresentaram a programação da IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal, que acontece a partir de hoje ( 27,) até domingo 29 de abril, nas margens da BR 407, distante 40 km da cidade.

O evento contará com apresentações culturais, palestras, concursos, torneio leiteiro, exposições, comercialização dos produtos da culinária local e serviços voltados ao setor. A feira é uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL).

Para Tiano, as feiras têm contribuído de maneira positiva com a caprinovinocultura de Juazeiro. “Juremal é um dos responsáveis pelo abastecimento de carne para diversos municípios baianos, bem como para municípios de outros estados do país. O nosso objetivo é tornar os produtores da cadeia mais competitivos, inseri-los num contexto comercial mais amplo e capaz de atingir outros mercados de consumo, aumentar a produção, a produtividade, a renda familiar e qualidade de vida”, disse o secretário.

Ele disse ainda que na feira haverá o debate sobre o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Serão realizadas plenárias nas feiras e a partir daí serão ouvidas as lideranças de cada distrito e a comunidade e com isso será pensando o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. A feira é um espaço de difusão de conhecimentos e não só de vendas”.

Cerca de 400 animais (caprinos e ovinos) serão expostos e comercializados durante o evento. “A feira de Juremal é o inicio dos nossos trabalhos que este ano veio com um diferencial que foi a chegada das chuvas, a autoestima do produtor está alta e isso é um fator muito importante. A feira pretende buscar a organização e a capacitação dos criadores do distrito e da região, bem como divulgar os produtos da culinária local”, destacou Chaveco.

José Wilson Chaves (Chaveco) Foto Farnésio Silva

Chaveco disse ainda que Juazeiro é o único município do Brasil que realiza 8 feiras anuais. “Juazeiro pode ser a única cidade que tenha esse sistema itinerante e vale salientar que o projeto de Juremal não é dos demais distritos, cada um tem a sua especialidade. As nossas feiras conta com inúmeros produtores espalhados do Brasil e nós temos certeza que estamos no caminho certo”.

Com relação a comercialização das baias, Chaveco explicou. “Quase todas as baias já foram comercializadas, os interessados em adquirir devem entrar em contato com a ADEAP através do número 3614 – 0821, ou com Lindomar 99953-6019 ou comigo 991486238”, informou

O evento conta com a parceria da ADAB, Sebrae, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Banco do Nordeste, Cesol Sertão do São Francisco, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e Univasf.

Confira a programação:

Sexta–feira (27/04)

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais;

18h – Acolhida dos expositores;

19h – Mostra do censo do empreendedor rural do distrito de Juremal

20h – Roda de São Gonçalo

20h – Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas;

20h às 23h – Som mecânico;

Sábado (28/04)

07h – Abertura do parque para recepção dos animais;

08h – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

08h às 22h – Exposição de animais, de trabalhos tecnológicos, comercialização de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins;

10h às 12h – Plenária sobre o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável;

13h às 15h – Julgamento de Pista dos animais,

15h às 17h – Show Musical com Quel Barreto

17h – Ato solene;

17h30 – Apresentação cultural Bumba meu Bode;

18h à 01h – Show Musical com Edinho e Banda;

20h – 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

Obs. O encerramento do sábado ocorrerá  01 h;

Domingo (29/04)

07h – Abertura do Parque para visitação;

08h – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro;

09h – Palestra sobre Epididimite

09h30 – Entrega de prêmios

10h às 13h – Show Musical com Amigos do Forró

13h às 14h – Entrega de brindes

14h às 20h – Show Musical com Skema 2

Da Redação/BlogQSP

Previous post

ESTÁ SUSPENSO O ATENDIMENTO DA CASA DO BOLSA FAMÍLIA/JUAZEIRO NESTA SEXTA PARA DEDETIZAÇÃO

Next post

PARCERIA DA CONAB COM O MUNICÍPIO VAI GARANTIR 700 TONELADAS DE MILHO A PREÇO BAIXO PARA OS PRODUTORES DE PETROLINA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.