Eleições 2014Pesquisa

PESQUISA REFLETE QUE 61% NÃO VOTARIAM EM CANDIDATO APOIADO POR LULA

Só 23% aceitam nome indicado por Lula

Pesquisa nacional indica que 61,2% dos eleitores não votariam em 1 candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto. Apenas 23,4% afirmam que escolheriam o indicado pelo petista. Outros 14,1% respondem que “depende do candidato”.

As informações são de levantamento (íntegra) realizado pelo Paraná Pesquisas de 27 de abril a 2 de maio de 2018, em 154 cidades em 26 Estados e no Distrito Federal. Foram entrevistadas 2.002 pessoas e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais. O registro da pesquisa no TSE é BR-02853/2018.

Eis o resultado da pesquisa:

De acordo com o levantamento, entre os entrevistados, 61,2% não votariam em candidato apoiado por Lula. Votariam, 23,4%; dependendo do candidato, 14,1%; e não sabem ou não opinaram, 1,3%.

Já entre os eleitores de Lula, 62,0% votariam no candidato apoiado por ele; 20,3%, dependendo do candidato; e 16,8% não votariam. Não sabem ou não opinaram, 0,9%.

Essa habilidade transferir votos é o indicador mais relevante neste momento, uma vez que é Lula está praticamente fora da corrida pelo Planalto. O ex-presidente está preso em Curitiba desde o último dia 7 de abril, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público, Lula teria favorecido a construtora OAS em contratos com a Petrobras e, em troca, recebeu da empresa 1 triplex no Guarujá (SP), litoral paulista. O ex-presidente nega as acusações.

CANDIDATO DO LULA

A pesquisa questionou os eleitores sobre qual candidato o ex-presidente irá apoiar, caso não seja candidato. A maioria (30,4%) respondeu que não sabe. Marina Silva foi apontada por 15%, seguida por Ciro Gomes (11,8%), Fernando Haddad (11,5%), Michel Temer (4,1%), Geraldo Alckmin (3,9%), Jair Bolsonaro (3,6%), Joaquim Barbosa (3,3%) e Manuela D’Ávila (2,9%).

Entre os eleitores de Lula, a maioria (31,8%) também não soube qual candidato o petista irá apoiar. Em seguida vêm o nome de Marina Silva (19,2%), Ciro Gomes (15,6%) e Fernando Haddad (10,8%).

CHANCE DE LULA SER CANDIDATO

Outra questão medida pelo instituto foi sobre o possível registro de Lula como candidato. Para 63,2%, Lula não deve conseguir o registro. Para 32,7%, o petista pode, sim, registrar candidatura. Não sabem ou não opinaram, 4,1%.

Caso o ex-presidente tente registrar sua candidatura, ele será barrado pela Lei da Ficha Limpa.

REJEIÇÃO AOS CANDIDATOS

O Paraná Pesquisas perguntou aos eleitores, de maneira estimulada, a opinião específica sobre 6 potenciais candidatos a presidente. A questão apresentada era se o entrevistado votaria com certeza, poderia votar, não votaria de jeito nenhum ou não conhecia o pré-candidato a presidente.

Todos os candidatos aparecem com forte rejeição a seus nomes. O nome do PSL, Jair Bolsonaro, tem 49,6% de rejeição e esse é o menor percentual na categoria de “não votaria nele de jeito nenhum”. O capitão do Exército na reserva é o que tem também o maior percentual de “votaria nele com certeza”: 13,6%.

CENÁRIOS DE 1º TURNO

O levantamento mediu a intenção de votos para presidente. Caso a eleição fosse hoje, o ex-capitão do exército Jair Bolsonaro teria 20,5% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, com 12%; Joaquim Barbosa, com 11%; Ciro Gomes, 9,7%; Geraldo Alckmin, 8,1%; Alvaro Dias, 5,9%; Manuela D’Ávila, 2,1%; Michel Temer, 1,7%; Flávio Rocha, 1,%. Outros nomes citados não atingiram 2,9%.

AVALIAÇÃO DE MICHEL TEMER

A Pesquisa também mostra que o presidente Michel Temer é reprovado por 81,2% dos brasileiros, apesar dos esforços para melhorar sua popularidade. Apenas 15,3% aprovam a gestão do emedebista, outros 3,5% não souberam responder.

DATAPODER360

DataPoder360, a divisão de pesquisas do Poder360, fez o levantamento de intenção de votos para presidente da República. Na pesquisa, o deputado federal Jair Bolsonaro lidera com 20% e 22% das intenções, a depender do cenário. Em 2º lugar vem o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa, com 13% a 16%.

— – – – – – –

Poder360 tem a maior compilação da internet com pesquisas sobre intenção de voto em todas as eleições desde o ano 2000 (clique aqui para ler a lista completa).

Previous post

O OCASO DE UM GOVERNO CONSTRANGEDOR; ANDAR NA RUA NÃO É UMA OPÇÃO SEGURA PARA TEMER

Next post

BOA NOITE

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.