EducaçãoSaúde

UNIVASF REALIZA HOJE NA PRAÇA DO BAMBUZINHO, CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Para marcar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá hoje (5), uma campanha com orientações à população sobre o assunto. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (LAFAC) e da Liga Acadêmica de Bioquímica Clínica (LABiClin), em parceria com o Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) e o Colegiado de Farmácia. A Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos vai acontecer na Praça do Bambuzinho, Centro de Petrolina (PE), das 8h às 13h.

Professores e estudantes do curso de Farmácia e profissionais da área irão prestar informações e oferecer serviços clínicos à população, como aferição da pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientação sobre o uso de medicamentos. Haverá exposição de estandes temáticos, como o de ‘Armazenamento de medicamentos’, com orientações sobre a melhor maneira de guardar os fármacos; de ‘Interações entre medicamentos’.

O estande de ‘Descarte de medicamentos’ irá orientar as pessoas a se desfazer dos remédios vencidos ou que não são mais utilizados. A população poderá levar seus medicamentos vencidos ou sem utilização, pois haverá o recolhimento durante o evento. Uma equipe de vigilância sanitária da prefeitura de Petrolina estará presente, auxiliando a população para que o descarte aconteça de maneira correta e assim não chegue a lugares impróprios, como o rio São Francisco.

Segundo o estudante do 9ª período do curso de Farmácia e presidente da LAFAC, Isaías Florentino Júnior, no país existe um número muito expressivo de pessoas que estão se automedicando. Organizar uma campanha, através da mobilização discente é muito importante. “Ter o contato com a população e conhecer a realidade dessas pessoas é relevante. Temos consciência que nós, enquanto estudantes e brevemente como profissionais, podemos ajudar a população sobre o uso correto de medicação e assim evitar complicações”, ressalta.

Previous post

ZÉ RONALDO RECEBE APOIO DO PREFEITO DE GOVERNADOR MANGABEIRA

Next post

PREFEITURA E COLÉGIO DOM BOSCO CELEBRAM PARCERIA PARA PRESERVAÇÃO DA PRAÇA DOM MALAN

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.