AgropecuáriaMeio Ambiente

COM PRESENÇA DO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE, EDSON DUARTE, A 3ª ETAPA DO PROGRAMA BIOMA CAATINGA SERÁ LANÇADA HOJE (11), EM JUAZEIRO

A terceira etapa do Programa Bioma Caatinga irá levar ações de tecnologia para criação, acesso a mercados, crédito e boas práticas de gestão da propriedade rural para 600 criadores de caprinos e ovinos de Juazeiro, Casa Nova, Remanso, Uauá e Curaçá, no Norte da Bahia. Esses municípios, juntos, concentram o maior rebanho de caprinos e ovinos do país, com cerca de 6 milhões desses animais.

O lançamento do programa será nesta sexta-feira, 11, às 9h, no Grande Hotel de Juazeiro e vai contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury  e de prefeitos das cidades que serão beneficiadas  pelo programa.

O Bioma Caatinga busca promover o desenvolvimento e fortalecimento da base produtiva e gerencial da caprinocultura e ovinocultura da Bahia, no Território de Identidade “Sertão do São Francisco”. O programa nasceu de uma articulação entre o Sebrae Bahia  e o Banco do Brasil e foi estendido para nove Estados do Nordeste a também para o Norte de Minas Gerais, com características diferenciadas e foco no setor de ovinocaprinocultura.

Na região semiárida, o programa é desenvolvido desde 2014, com o apoio de uma equipe de profissionais, entre técnicos agrícolas, zootecnistas e veterinários, na sede e zona rural dos municípios. A iniciativa atende produtores rurais no campo e também empresas ligadas à caprinovinocultura, como casa de rações, lojas de produtos veterinários, abatedouros, açougues, frigoríficos, mercadinhos e supermercados. Na última edição, o programa recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão para melhoria de gestão, inovações e acesso a mercados.

Segundo o gestor do projeto de Fruticultura do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo, o foco do terceiro Ciclo do Bioma Caatinga é inovar no conceito tradicional de comercialização, que geralmente é feita com a presença de intermediários, em feiras de comercialização, compra direta nas fazendas, venda direta de produtores em açougues e mercados. “Já no segundo ciclo do Bioma, iniciamos uma forma mais competitiva de comercialização, colocando os produtores em contato direto com a rede de varejo. Para isso incluímos os profissionais de mercado e comercialização, correspondente de crédito e comunicação no sentido de ampliar essa experiência”, ressalta.

Na solenidade de lançamento, também participarão os prefeitos de Juazeiro, Uauá, Casa Nova, Remanso e Curaçá, respectivamente Paulo Bonfim, Lindomar Dantas, Wilker Torres, Zé Filho e Pedro Oliveira, além de presidentes dos Sindicatos Rurais dessas cidades e instituições como ACCOSSF, Univasf, Uneb, Embrapa, Codevasf e o IPC – Instituto Preservação da Caatinga.

Edital para seleção de empresas está com inscrições abertas

As empresas que têm interesse em prestar serviços de orientação técnica e gerencial a produtores rurais têm até o dia 14 de maio para realizar inscrição no edital do Projeto Bioma da Caatinga – Ciclo III. As selecionadas serão credenciadas pelo Sebrae para atender produtores rurais e micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de caprinos e ovinos de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Casa Nova e Remanso.

Para participar do processo de credenciamento, a empresa deverá dispor de profissionais que atendam a perfis diferentes. São 20 vagas para técnico agrícola, em agropecuária ou agronegócios para atuar com agente de desenvolvimento rural sustentável nível 1. Para agente de desenvolvimento rural sustentável nível 2, o edital busca empresas que forneçam dois supervisores com formação em Engenharia Agronômica, Agrícola, Zootécnica ou Medicina Veterinária; uma vaga para agente de Informação e Comunicação, com formação em Jornalismo, Comunicação ou Marketing; uma vaga para agente Correspondente de Crédito, da área de Administração, Gestão Empresarial, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Estatística, Logística ou Engenharias; e uma oportunidade para agente de Mercado, da área de Marketing ou com a mesma formação do agente Correspondente de Crédito.

Mais informações sobre o edital, exclusivo para pessoas jurídicas, estão disponíveis no site do Sebrae Bahia: www.ba.sebrae.com.br.

Lucilene Santos

Previous post

TRF-5 AUTORIZA CELPE A REAJUSTAR TARIFA DE LUZ DOS PERNAMBUCANOS

Next post

DIRETO DE DE LAGOA GRANDE

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.