Cidades

DIRETO DE OROCÓ-PE

REASSENTADOS DO BRÍGIDA E REGULARIZAÇÃO DO TFD FORAM DESTAQUES NOS DEBATES DOS VEREADORES 

Pelo menos três temas mereceram destaque na tribuna da câmara de vereadores de Orocó na sessão ordinária desta terça (15), um deles foi à regularização do transporte de pacientes pelo programa do TFD, outro assunto colocado em discussão pelos parlamentares foi à necessidade de reajuste de salário dos conselheiros tutelares do município e o outro, com mais atenção por parte dos representantes do povo no parlamento municipal foi a situação dos reassentados do Projeto de Irrigação Brígida. Ainda na sessão de hoje a presidente Valquiria Amando, falou de uma emenda de deputado no valor de 80 mil para aquisição de uma ambulância.

O antigo problema vivido pelos reassentados do sistema Itaparica foi tratado na sessão de hoje da câmara de vereadores de Orocó, todos os parlamentares lamentaram a situação e disseram se tratar de descaso por parte do governo federal. Luiz Bernardino (PT), disse que mais uma vez o fornecimento de energia elétrica foi interrompido para os agricultores do Projeto Brígida, hoje denominado de Projeto de Irrigação Zé Preá. Luiz disse ainda que essa situação além de gerar prejuízos incalculáveis para os agricultores, causa desconforto para as famílias e que essa interrupção no fornecimento de energia tira dos moradores o direito de ter água para o consumo humano.

O transporte de pacientes do programa TFD também foi debatido na sessão de hoje, Patrício do Projeto cobrou da secretaria de saúde do município que amplie a oferta de vagas. Já o vereador Ighor Cratéu, líder do governo na câmara, ressaltou que a secretaria está fazendo uma readequação para servir melhor a população e priorizando os moradores do município de Orocó. Segundo Ighor o novo formato de marcação dos exames e disponibilização do veiculo é para que pessoas de outros municípios não venham a tomar vagas dos munícipes, ou seja, os pacientes de Orocó estão tendo prioridade absoluta para serem atendidos com esse tipo de serviço público.

Reajuste de salário dos conselheiros tutelares do município de Orocó, foi lembrado como necessidade urgente pelo vereador Patrício do Projeto. A reivindicação do parlamentar contou com apoio de todos os presentes, a presidente Valquiria Amando disse ainda que essa questão já está na pauta do gestor municipal, uma vez que o mesmo deve enviar para a casa de Leis um Projeto onde solicita autorização para reajustar os valores dos vencimentos desses servidores municipais. O líder do governo, Ighor Crateú, acrescentou que o Projeto de Lei deve chegar a casa nos próximos dias.

Ao final da sessão a presidente Valquiria Amando, foi à tribuna e anunciou que já se está disponível nas contas da prefeitura recursos na ordem de 80 mil reais. Segundo Valquiria o dinheiro é proveniente de emenda parlamentar de deputado, fruto de uma luta dela e do colega Patrício para a aquisição de uma ambulância que vai atender as famílias do Projeto de Irrigação Zé Preá. Valquiria disse ainda que está lutando para que também com emenda parlamentar, o município possa adquirir um veiculo exclusivamente para servir aos pacientes do programada TFD.

Didigalvão

Previous post

COM QUASE 2KM DE EXTENSÃO, SAAE/JUAZEIRO MELHORA REDE DE ABASTECIMENTO NO LOTEAMENTO PREVILAR

Next post

POLICIA DE JUAZEIRO EFETUA PRISÃO DE HOMEM QUE USAVA MOTOTÁXI PARA TRÁFICO DE DROGAS

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.