Administração

CONTRIBUINTE AGORA PODERÁ SOLICITAR ISENÇÃO DE IPTU PARA O ANO SEGUINTE EM PETROLINA

Administração municipal apresentou uma novidade para os contribuintes que têm direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): a partir deste ano, os pedidos de isenção passam a valer para o ano seguinte. De acordo com o secretário executivo de Tributos, Thiago Coelho Macedo, a medida vai acabar com eventuais distorções, trazendo benefícios para a administração e também para o contribuinte.

 “A vantagem de se pleitear o benefício da isenção para o ano seguinte, reside no fato do poder público se programar, efetivamente, com base nas receitas futuras. Já a vantagem para o contribuinte, reside no fato dele poder aproveitar os descontos oferecidos durante o exercício, caso ele não consiga o benefício”, explica.

Thiago reforça a importância do contribuinte não acumular débitos e lembra que não haverá prejuízos ao cidadão, uma vez que, a mudança será feita, paulatinamente. Ou seja, em 2018 poderão ser solicitadas isenções para 2018/2019 e em 2019 serão feitas as solicitações de isenção para 2020.

Isenção – O prazo para isenção começou no último dia 2 de maio e segue até 31 de agosto quando o contribuinte poderá solicitar a isenção para o ano de 2018 e 2019. De acordo com a Lei Complementar nº 017/2013, tem direito à isenção: o proprietário de um único imóvel residencial que receba até 1 salário mínimo; o proprietário de um único imóvel (que tenha doença grave e que receba até 3 salários mínimos); ou o beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida.

Os interessados em solicitar a isenção devem comparecer ao setor de Tributos, no térreo da Prefeitura de Petrolina das 7h às 13h. Para fazer o pedido de isenção é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do carnê de IPTU de 2017; cópia do CPF e RG do proprietário; Extrato do benefício do INSS ou contracheque do proprietário;  Cópia da certidão de casamento, se for casado;  Cópia da certidão de óbito, no caso do proprietário ser falecido;  Cópia do CPF e RG do cônjuge, se houver;  Cópia do Protocolo do pedido de isenção do ano de 2017, se houver.

Magnólia Costa

Previous post

POLICIA RECUPERA VEÍCULO ROUBADO EM JUAZEIRO

Next post

SERVIDORES DA LIMPEZA URBANA DE JUAZEIRO SÃO HOMENAGEADOS PELO DIA DO GARI

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.