Administração

ADEAP PROMOVE CAPACITAÇÕES DO PROJETO ‘FORTALECENDO O SEMIÁRIDO’ EM ITAMOTINGA

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária/ADEAP, têm realizado atividades que integram o processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal/SIM, que possibilitará aos empreendedores de Juazeiro a certificação dos seus produtos e serviços através do Selo de Inspeção Municipal.

Uma das etapas preparatórias para a atuação do SIM é a capacitação dos empreendedores do setor alimentício dos distritos de Juazeiro, parte integrante do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’, iniciado no mês de abril em Juremal. O projeto visa promover o desenvolvimento econômico dos produtores oriundos da agricultura familiar e durante este mês, está sendo aplicado no distrito de Itamotinga.

“Começamos hoje as capacitações dos empreendedores do distrito de Itamotinga, a mesma dinâmica realizada em Juremal e que também será realizada nos demais distritos de Juazeiro. Estamos realizando procedimentos de boas práticas, instalações, qualidade da matéria prima, embalagens e o beneficiamento dos produtos. Serão cursos que visam qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada, sustentável, participativa e descentralizada”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.

A cozinheira Vanuza Dantas da Costa de Itamotinga, falou da felicidade em poder se preparar para a atuação do SIM em Juazeiro. “O selo já é uma realidade e precisamos estar preparados para as exigências impostas pelo serviço aos empreendedores locais. As capacitações que estamos recebendo é algo incrível que nos tornará aptas a atuar de forma legal e profissional no mercado de trabalho”, disse.

Para a empreendedora Luciene Ferreira Coelho da comunidade de Cacimba do Silva, os cursos têm possibilitado acesso as técnicas nunca usadas na região. “Estou muito entusiasmada com a capacitação, aprendendo a forma correta do manuseio dos alimentos, reaproveitamento das cascas para uma alimentação mais saudável e a forma de armazenar. Agradeço à prefeitura por proporcionar tanto conhecimento à nossa comunidade”, declarou.

Os cursos estão acontecendo na Associação Comunitária da comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga e reúnem 21 empreendedoras. Segundo o titular da ADEAP, Tiano Felix o processo de certificação realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) passa por etapas importantes. “A implantação do selo requer uma série de adequações do empreendedorismo municipal. Para exigirmos que os comerciantes estejam aptos a receber a certificação, é necessário oferecer condições viáveis de ajustamentos. Essas capacitações integram uma série de medidas que o município vem tomando para contribuir com o acesso ao SIM”, afirmou Tiano.

Previous post

BOA NOITE

Next post

CONSELHOS DO VELHO SÁBIO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.