Ação Social

SERVIDORES DE JUAZEIRO PARTICIPARAM DA I CAPACITAÇÃO TERRITORIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Juazeiro sediou no auditório da SEDUC em Juazeiro, a I Capacitação Territorial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. O evento realizado através da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Apresentações com alunos do projeto ‘Supera PCD’ abriram as atividades.

O auditório da SEDUC ficou lotado com representantes dos 10 municípios do Território do São Francisco. Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência Valdenor Oliveira, é essencial haver essa mobilização para que a sociedade não sofra perda de direitos. “Muito se avançou no que diz respeito às políticas voltadas à pessoa com deficiência, mas ainda corremos o risco de perder e é por isso que estamos voltando a brigar apenas pelos direitos já conquistados. Nesse olhar, mais do que nunca temos que fortalecer as bases para que possamos resistir aos ataques sofridos. Nesse sentido momentos como esta capacitação são de fundamental importância”, destacou.

A capacitação teve como objetivo promover e estimular a criação de conselhos municipais dos direitos da pessoa com deficiência e disseminar o Programa de Passe Livre Intermunicipal do Estado da Bahia. A ação também propôs otimização de políticas de inclusão promovendo a defesa dos direitos da pessoa com deficiência através de ações mais qualificadas nos municípios do território.

O representante da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Luiz Antônio Almeida, parabenizou os municípios pelo esforço realizado em enviar representantes. “O Estado vem para assessorar e fortalecer os municípios, e consequentemente, as ações realizadas por eles. É preciso que eles tenham força para continuar aumentando e melhorando o atendimento a esse público”, disse.

A secretária de Educação e Juventude Lucinete Alves, destacou os avanços conquistados em Juazeiro relativos à Educação Especial. Para ela, este é um ponto que vem sendo conduzido no município como prioridade. “Essa é uma temática que nós dá felicidade pela forma que vem sendo gerida no município, com profissionais dedicados à causa e capacitados. Nosso compromisso é atender a esse público cada vez com mais força e mais empenho”, afirmou.

O evento, bastante concorrido, trouxe profissionais envolvidos na implementação de políticas públicas para PCD’s dos municípios participantes que atuam em parceiros como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), escolas municipais, Instituições de Pessoas com Deficiência, dentre outros do segmento.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, destacou as ações do município voltadas à pessoa com deficiência na área social, destacando a implantação do Programa Transformar, que beneficia pessoas com deficiência através da reforma de sua casa, com adequações de acessibilidade nos imóveis.

“Em Juazeiro as políticas públicas andam juntas, seja no social, educação ou saúde, e as ações voltadas para pessoas com deficiência têm sido vistas de perto. Precisamos avançar ainda, mas só avançamos juntos, e esta capacitação vem para fortalecer nossa atuação territorial. Nosso compromisso é de fato transformar a vida do outro”, pontuou.

Por Fabiana Diniz/SEDES

Previous post

BOA NOITE

Next post

CONSTITUÍDA COMISSÃO QUE VAI IMPLEMENTAR EM JUAZEIRO TECNOLOGIAS DE ACESSO A ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.