Economia

NOVAS REGRAS PARA PAGAMENTO DE FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO JÁ ESTÃO VALENDO A PARTIR DE HOJE

Por Redação Portal T5

No último mês de abril, o Conselho Monetário Nacional (CMN), integrado pelos ministérios da Fazenda, do Planejamento e pelo Banco Central, anunciou novas regras para o pagamento do cartão de crédito pelos consumidores, que passam a vigorar a partir desta sexta-feira (1º).Elas valem especialmente para o pagamento mínimo da fatura. Acontece que, até hoje em dia, quem quita menos de 15% do valor da fatura entra no chamado “rotativo não regular”, com taxas de juros mais altas, enquanto os consumidores que pagam mais do que 15% ficavam no “rotativo regular”, com juros menores. A partir deste dia 1º de junho, no entanto, vai haver uma taxa única cobrada para essas duas modalidades.

Outro ponto é que a regra que fixa o pagamento mínimo em 15% do valor total não vai mais existir. Agora, fica a cargo de cada banco informar qual o mínimo que será aceito na fatura do cartão de crédito, que vai variar de acordo com o perfil do consumidor.

“A partir de agora, as únicas cobranças extras que os cartões poderão fazer é em relação à multa de 2% sobre o valor e os juros de mora de 1% ao mês, taxas que já são cobradas atualmente”, explica o secretário do Procon-JP, Helton Renê.

Confira as mudanças que entraram em vigor neste dia 1º de junho:

– Não há mais percentual fixo para o mínimo da fatura

– As empresas podem determinar o pagamento do mínimo dependendo do perfil de cada cliente

– Os bancos emissores devem comunicar ao consumidor qual o valor do pagamento mínimo com 30 dias de antecedência

– As empresas de cartão não poderão cobrar duas taxas diferentes

– Mesmo quem não efetuar nenhum pagamento da fatura vai entrar na taxa do rotativo regular

Previous post

STF MANDA PARA PETROLINA INQUÉRITO DE DEPUTADO MAIS RICO DE PERNAMBUCO

Next post

ATOR DA RECORDTV PROMOVE 'ORGIA SEXUAL' E TRAVESTIS AMEAÇAM VAZAR FOTOS NA WEB

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.