Saúde

SAÚDE DE JUAZEIRO REALIZARÁ AMANHÃ DIA D DE PREVENÇÃO À SÍFILIS COM TESTES DE DSTs EM TODA REDE

Nesta semana de prevenção à  Sífilis (04  a 09), a Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará amanhã, quinta-feira, 07, nas unidades básicas de saúde (UBS), o Dia D que contará com diversas atividades e serviços de prevenção e tratamento da doença.  A Sífilis é caracterizada como uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que acontece através de relações sexuais sem camisinha e também pode passar de mãe para filho durante a gestação, a chamada de Sífilis Congênita.

A doença em alguns casos é silenciosa, geralmente os sintomas podem aparecer através do aparecimento de corrimentos, feridas e verrugas na área genital. A melhor maneira de prevenir é fazer uso correto do preservativo masculino ou feminino. Para as gestantes é fundamental realizar os procedimentos do pré-natal, bem como o acompanhamento dos parceiros nesse processo. O diagnóstico é feito por meio do chamadoteste rápido (TR) e leva em torno de 30 minutos para ficar pronto. A partir desse teste é possível identificar e tratar o (a) paciente.

Na sífilis primária os sintomas desaparecem sozinhos e o paciente pode achar que está curado. Aí está o problema, pois fica como assintomático, mas depois de um a três anos ou mais anos ela pode retornar, mais grave (nesse caso já é considerado a sífilis secundária) onde também se não diagnosticada e tratada também pode desaparecer os sintomas. Depois de alguns anos retorna como sífilis terciária já com problemas neurológicos, bem mais graves.

Para a Superintendente de Vigilância em Saúde do município Tatiane Malta, a ação tem como objetivo identificar e prevenir o agravo da doença. “A incidência de sífilis no mundo e no Brasil tem avançado com números bastante altos nos últimos 5 anos.  O objetivo da ação nesta quinta-feira é sensibilizar a população sobre práticas de prevenção, bem como sobre o acesso ao diagnóstico e tratamento. Ambos são totalmente gratuitos e oferecidos pelo SUS. O mais assustador é o crescimento de casos de sífilis congênita que traz repercussão para a vida da criança, seu desenvolvimento, prejudicando o indivíduo para o resto de sua vida. Alertar com relação ao pré-natal adequado, e o tratamento dos parceiros é o nosso maior objetivo nesse momento”, explicou.

O atendimento acontecerá nas 58 UBS do município que estarão funcionando das 07h:30min às 12h e das 13h às17h na zona urbana e na zona rural o atendimento será das 07:30h às 12h. Durante todo o dia serão realizados testes rápidos para diagnósticos de Sífilis Congênita, Hepatite B e C e HIV.

Débora Sousa/ SESAU

Previous post

SINPOL/PE PROMETE APRESENTAR ESTA MANHÃ (06) EM COLETIVA DE IMPRENSA, DOSSIÊ DO COMPLETO E TOTAL ABANDONO DA SEGURANÇA NO ESTADO

Next post

SECULTE REPROGRAMA RODADA DO INTERDISTRITAL

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.