Saúde

320 MUNICÍPIOS DA BAHIA ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO OU ALERTA PARA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 apontou que 142 municípios baianos estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Outros 178 aparecem em alerta de risco de surto das doenças, incluindo Salvador. No estado, 415 municípios participaram do levantamento. “O resultado do levantamento indica que é necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito.

A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, alertou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto. No país, o levantamento indica que 1.153 municípios (22%) apresentaram um alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

Ao todo, 5.191 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas três doenças, sendo 4.933 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 258 por armadilha. A metodologia da armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.069 municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9% e 1.711 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.

Previous post

SEM IMPRENSA LIVRE, JUSTIÇA E ESTADO NÃO FUNCIONAM, DIZ MINISTRA CÁRMEN LÚCIA

Next post

ATENÇÃO PARA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS BANCOS DE JUAZEIRO, PETROLINA E REGIÃO NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.