Economia

ENTENDA AS NOVAS REGRAS PARA USO DO CARTÃO DE CRÉDITO

Normas estão valendo desde ontem (01)

Entram em vigor neste domingo (1º.jul.2018) as novas regras para o cheque especial. A partir de agora, os bancos serão obrigados a oferecer aos clientes uma linha de crédito mais barata para quitação da dívida.

Atualmente, o cheque especial ultrapassou o rotativo do cartão de crédito e é a modalidade de crédito com os juros mais altos do mercado, de 312% ao ano.

A mudança nas regras (íntegra) foi anunciada em abril pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e é uma resposta das instituições financeiras à cobrança do Banco Central por alternativas que ajudem a reduzir o custo do crédito no país.

O QUE MUDOU

A nova regra estabelece que as instituições financeiras signatárias deverão a“qualquer tempo” disponibilizar ao consumidor alternativas de pagamento do saldo devedor do cheque especial mais vantajosas do que as praticadas “no que diz respeito à cobrança de encargos financeiros”.

Além disso, se o cliente usar mais de 15% de seu limite do cheque especial por 30 dias consecutivos, as instituições deverão oferecer, “de forma pró-ativa”, uma linha de crédito mais barata. A regra vale para clientes cujo saldo devedor ultrapasse R$ 200. A oferta deverá ser feita em até 5 dias úteis.

Se o correntista rejeitar a proposta, uma nova oferta de parcelamento deverá ser feita a cada mês. A instituições terão liberdade para manter ou alterar os limites de crédito do cliente na modalidade.

TRANSPARÊNCIA

O normativo colocou também que os bancos deverão avisar imediatamente o cliente quando ele entrar no cheque especial. A comunicação deverá ser feita por meio de canais de atendimento do banco, “preferencialmente aqueles utilizados pelos consumidores”.

A partir de agora, o limite disponível para utilização do cheque especial deverá ser informado nos extratos bancários de forma separada do saldo da conta bancária, de forma a não confundir o cliente.

Além disso, as instituições também precisarão oferecer ações de orientação financeira relacionadas ao cheque especial, “especialmente no que diz respeito a sua utilização em situações emergenciais e de forma temporária”. 

Previous post

DIRETO DE SOBRADINHO-BA

Next post

TITE CONFIRMA SELEÇÃO COM FILIPE LUÍS E FAGNER NAS LATERAIS CONTRA O MÉXICO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.