Saúde

PROFISSIONAIS DA SAÚDE BUCAL EM JUAZEIRO RECEBEM CAPACITAÇÃO

Dentro da programação do Julho Amarelo, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando, no Centro de Saúde III, Bairro Angary, capacitação para dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede municipal. Dividida em duas turmas (dias 18 e 19), o curso tem como objetivo orientar sobre os riscos biológicos, prevenção e condução a acidentes nos consultórios odontológicos, principalmente a transmissão das Hepatites A e C.

Serão abordados assuntos como as principais causas de acidentes em serviço de saúde, os fluxos de atendimentos com exposição a material biológico e que equipamentos devem ser usados para evitar acidentes nos consultórios odontológicos.

O médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Cesar Falcão explica aos participantes a respeito dos possíveis agentes de riscos voltados para acidentes e a transmissão de hepatites. “É um momento de extremo cuidado entre o profissional e o paciente, uma vez que qualquer manobra mal executada pode complicar um ou ambos. Precisamos apresentar os riscos à saúde nos ambientes e processos de trabalho, recomendando assim as medidas de prevenção e controle nos ambiente e processos de trabalho”, explicou.

A enfermeira do Centro de Informações em IST-HIV-AIDS Rosa Paixão, explicou que a capacitação está sendo realizada “como preconiza o Ministério da Saúde com os profissionais da rede municipal que utilizam no dia a dia, objetos perfurocortantes. Orientamos sobre os cuidados e as maneiras de prevenção de riscos de acidentes no ambiente de trabalho, especificamente também relacionados a transmissões de doenças”, explicou.

A dentista Ilzamara da Silva Gomes diz que gostou muito de participar da capacitação porque conta com a orientação de profissionais qualificados. “Educação continuada é sempre válida. Atualizamo-nos das novas realidades, quanto às incidências de acidentes. Além disso, é um momento importante porque esclarece ainda mais para redobrarmos a atenção com relação aos acidentes de trabalho e também a respeito do cuidado com nossa saúde e do paciente. Gostei muito de participar, pois os profissionais são empenhados no assunto” frisa.

Previous post

APÓS QUATRO DIAS FORAGIDO, DR BUMBUM É PRESO EM SHOPPING DO RIO DE JANEIRO

Next post

MPPE DENUNCIA O ESTADO E A CIDADE DE GARANHUNS-PE POR DISCRIMINAÇÃO NO FESTIVAL DE INVERNO (FIG)

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.