Política

ELEIÇÕES 2018: O CANDIDATO LISÉRGICO E A EXCÊNTRICA INVENÇÃO DA ‘URSAL’

Ricardo Miranda – Blog Os Divergentes

Em longo texto publicado em suas redes sociais no dia 03/08, Ciro Gomes, candidato à Presidência pelo PDT, dolorido pela rasteira que levou de Lula e do PT na disputa pelo PSB, afirmou que a burocracia do PT vivia uma “viagem lisérgica”. Mal sabia Ciro, mas havia apontado suas baterias anti-psicodélicas para o partido e o homem errado. Uma pergunta feita, de supetão, ao candidato do PDT no debate da Band, no dia 09/08, pelo até então desconhecido Cabo Daciolo, provocou uma avalanche nas redes sociais e uma onda de memes que dificilmente será superada na campanha. Literalmente, não se fala de outra coisa.

“O que você (Ciro) pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?”, emparedou Daciolo, olhar acusador, a um Ciro incrédulo. Daciolo, então, revelou ao Brasil, ao mundo: Ursal é a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, uma aspiração do comunismo na América do Sul, formando uma única nação, a “Pátria Grande”. “No nosso governo, o comunismo não vai ter vez”, emendou Daciolo, que foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2014 pelo PSol e acabou expulso do partido por divergências ideológicas. Entre o cômico e o assustado, o pedetista respondeu que “a democracia é uma delícia e uma beleza, mas tem certos custos”.

Pouco depois do debate, a equipe de marketing de Ciro postou uma fotomontagem dele com uma farda do exército soviético com os dizeres U.R.S.A.L, rebatizando-o de Cirov Gomesthev. Era a loucura perfeita para surfar na web, ainda mais depois de um debate morno – e sem Lula. “Se o Plano Ursal der certo e o Ciro conseguir transformar a América Latina num único país, a capital será Sobral (cidade onde Ciro foi criado)”. O termo “Ursal” rapidamente saltou para os assuntos mais comentados no Twitter. O Facebook criou máscaras para a foto de perfil com apoios à Ursal, com enorme adesão. Houve quem lembrasse o fato de que, com os países combinados, a nova nação seria eneacampeã mundial de futebol, com uma seleção imbatível, com craques como Neymar, Messi e Suarez. E teria um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,6 trilhões, à frente de países como Itália, Índia e Reino Unido.

Leia artigo na íntegra clicando ao lado:  Daciolo, o candidato lisérgico, e a excêntrica invenção da Ursal …

Previous post

FILHA AUTORIZADA A VISITAR JEFFERSON NO DIA DOS PAIS

Next post

ACIDENTE ENTRE MOTO E AUTOMÓVEL NA BR 235, DEIXA UMA VÍTIMA FATAL

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.