Meio Ambiente

PETROLINA CONTINUA INVESTINDO NA AÇÃO DE REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO

Quem passou pela Orla I de Petrolina nos últimos dias, pode perceber que as equipes da prefeitura estão dando sequência a mais uma etapa do Projeto ‘Orla Nossa’. Desde 2017, a gestão municipal vem desenvolvendo diversas ações das obras de revitalização do trecho urbano do Rio São Francisco.

Nessa etapa, o Projeto ‘Orla Nossa’ está intensificando a fiscalização nos pontos de despejo de esgoto in natura. Técnicos observaram nas últimas semanas, em um trecho da Orla I, o extravasamento de ligações clandestinas de esgoto que tinham como destino o São Francisco. As equipes da prefeitura, através da Agência Municipal do Meio (AMMA), estão investigando a origem desse esgoto, para assim, autuar os responsáveis.

Paralelo a essa ação, as equipes estão removendo as plantas aquáticas (baronesas) que se desprenderam da Orla III e estão acumuladas na Orla I. “Nesse momento, estamos promovendo uma manutenção do ‘Orla Nossa’. A proposta é manter a circulação da água para garantir a navegabilidade e uso pessoal. Logo em seguida retomaremos o processo de oxigenação da água. Não podemos esquecer que essa situação é resultado de anos de descaso com o Velho Chico”, afirma o Diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda.

As ações do ‘Orla Nossa’ já removeram mais de 3.500 toneladas de sedimentos das águas do Rio São Francisco e aumentou mais 500% a oxigenação da água. As baronesas retiradas passarão pelo processo de compostagem, transformando-se em adubo.  O projeto é resultado da parceria entre a AMMA, Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Fotos: Divulgação/ AMMA

Previous post

DRENAGEM DÁ CONTINUIDADE À OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA DA PEDRA DO LORD

Next post

COMUNIDADE DO RESIDENCIAL MAIRI RECEBE ORIENTAÇÕES SOBRE RECICLAGEM EM MAIS UMA AÇÃO SOCIAL DA INTERVENÇÃO DA POLIGONAL URBANA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.