PolíticaSegurança

PERIGOSO JOGO DE GUERRA NA VIZINHANÇA

China ameaça armar Argentina contra Inglaterra, em reação à provocação da Royal Navy no Mar do Sul da China

A recente realização de FONOP (Freedom of Navigation Operation) por navio da Marinha Real Britânica (Royal Navy) no Mar da China provocou irritação nos chineses.

O fórum online chinês mil.news.sina.com.cn sugeriu rearmar a Argentina para ameaçar diretamente os interesses do Reino Unido no Atlântico Sul, com uma imagem sinistra.

Na imagem divulgada no site chinês, um caça sino-paquistanês JF-17 (FC-1) Thunder com as cores argentinas aparece atacando o porta-aviões britânico Queen Elizabeth.

A China tem avançado bastante em sua aproximação com a América do Sul, com aquisições e investimentos. A Argentina cedeu parte do seu território para a instalação de um observatório espacial chinês e as aquisições de equipamentos militares poderão ocorrer em futuro próximo.

Preocupado com o avanço chinês, o secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, realizou em agosto sua primeira viagem à América do Sul. Em suas paradas no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, o objetivo do chefe do Pentágono foi fortalecer as relações militares com Washington e conter a crescente influência de Pequim na região.

NOTA DO EDITOR: Em 2015 chegou a ser noticiada a compra de 20 caças JF-17/FC-1 pela Argentina, mas o negócio acabou não se concretizando.

O JF-17 pode levar uma variedade de armas ar-ar, ar-solo e ar-mar, incluindo o míssil CM-400AKG derivado do míssil balístico tático SY-400. O CM-400AKG é um míssil ar-superfície com capacidade antinavio, que pesa 910kg e tem alcance de 100 a 240km. Ele pode ser guiado por INS, GPS e buscador de radar passivo, e poderá receber ainda guiagem por IR e TV.

 

Previous post

PREFEITURA INTENSIFICA A RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS NOS DISTRITOS DE JUAZEIRO

Next post

ELEIÇÕES 2018: GUERRA DE FACÇÕES E ATÉ PISTOLAGEM AMEAÇAM JUÍZES ELEITORAIS PELO PAÍS

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.