Administração

LIVRO CONTA HISTÓRIA DE GINÁSIO QUE CAUSOU ‘GUERRA SIMBÓLICA’ ENTRE MORADORES DE JUAZEIRO

O livro que conta a história do Ginásio Ruy Barbosa, em Juazeiro, no Sertão do São Francisco, será lançado na próxima quinta-feira (27). Resultado de pesquisas para a tese de doutorado do professor José Roberto Gomes Rodrigues, da Universidade Estadual da Bahia, a publicação “Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa” conta a trajetória do colégio estadual. Fundado em 1953, pelo professor Agostinho Muniz, o colégio foi criado como opção para as famílias carentes de Juazeiro. Na cidade, havia apenas o Ginásio Juazeiro onde abrigava filhos de famílias mais abastadas da cidade.

Segundo o professor José Roberto, a fundação do colégio causou uma espécie de “guerra simbólica” com a elite local, o que gerou até brigas partidárias. Entre as figuras que passaram pela instituição figura Anísio Teixeira, um dos maiores expoentes da educação brasileira à época. “Esse ginásio não é uma instituição qualquer, que se cria e se instala, inaugura-se, desenvolve-se, mas, tem uma existência social”, considera o professor. O lançamento do livro está marcado para ocorrer no próprio Ginásio Ruy Barbosa, às 19h, e faz parte das comemorações dos 65 anos da instituição.

Previous post

ELEIÇÕES 2018: ODACY IRÁ PRIORIZAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À ÁGUA E DE DESENVOLVIMENTO PARA 0 SERTÃO

Next post

BOA NOITE

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.