Ação SocialEconomia

PROJETO ‘FORTALECENDO O SEMIÁRIDO’ LEVA PROGRAMA DE CAPACITAÇÕES PARA OS MORADORES DA COMUNIDADE DE BARAÚNA

O projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ – Dinamização Econômica da Agricultura Familiar – continua a todo vapor na zona rural de Juazeiro. Nesta semana, entre os dias 24 e 26, foi a vez dos moradores da comunidade de Baraúna (Salitre), receberem as capacitações de beneficiamento da carne de bode, frutos e hortaliças. Uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP).

“Procuramos inovar em todas as etapas do projeto e mesmo seguindo um único cronograma. Os cursos acabam sendo diferenciados em cada localidade, pois buscamos respeitar as particularidades, potencialidades e costumes de cada distrito. No Salitre estamos inovando com o bobó de bode, criado exclusivamente para ser apresentado nessa localidade”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.

O projeto consiste na capacitação de empreendedores do setor alimentício da zona rural do município e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico dos produtores oriundos da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada, sustentável, participativa e descentralizada.

“As capacitações também fazem parte das etapas preparatórias para a atuação do processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que possibilitará aos empreendedores de Juazeiro a certificação dos seus produtos e serviços através do Selo de Inspeção Municipal”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Agradecendo à ADEAP, a moradora da comunidade de Baraúna Andreza Lima Ribeiro, disse que “o projeto nos beneficiou e nos trouxe além dos conhecimentos culinários, mensagens para a vida com suas dinâmicas diárias. Espero que esse projeto continue, pois ele está fazendo diferença em nossas vidas”, disse.

Já a moradora Fernanda Roberta A. Silva, declarou que não esperava um projeto tão rico e dinâmico realizado em sua comunidade. “As capacitações me surpreenderam, pois todas as aulas tiveram um efeito incentivador. O curso apresentou de uma forma extremamente profissional e carinhosa as atividades que realizamos diariamente. Foram momentos de descontração que elevaram a nossa auto-estima”, observou.

Na próxima semana, o projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ irá beneficiar com capacitações voltadas à área gastronômica, moradores de outras comunidades do Salitre.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Previous post

COM FILAS DE ESPERA ZERADAS E MAIS DE 6 MIL CIRURGIAS, PREFEITO MIGUEL COELHO DIVULGA BALANÇO DO PETROLINA CUIDA

Next post

SEJA DIGITAL REALIZA AÇÃO DE AGENDAMENTO DOS KITS GRATUITOS EM BAIRROS DE JUAZEIRO E PETROLINA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.