ArtigoEleições 2014

FAKE NEWS QUE VIRALIZARAM NA SEMANA QUE PASSOU: ATENÇÃO E CUIDADO!!!

As eleições brasileiras estão sendo invadidas por um exército de robôs, contas e notícias falsas!

Parece loucura, mas é verdade – confira as 5 notícias falsas que estão viralizando.

A duas semanas da eleição, a Avaaz recrutou uma equipe incrível no Brasil: jornalistas, pesquisadores e analistas de dados para expor mentiras e propagandas que estão corrompendo nossa democracia. Mas será preciso toda nossa comunidade para acabar com a desinformação!


Maiores fake news da semana: CUIDADO! Hashtags falsas estão viralizando.

Hashtags falsas com números trocados dos candidatos estão se espalhando para confundir eleitores. Não caia nessa! Aqui está um link do Tribunal Superior Eleitoral com todos os números dos candidatos. Sempre use fontes oficiais para se informar sobre o número do seu candidato antes de votar. E não aceite “santinhos” por aí … eles podem ser falsos!

Falso


2

NÃO CLIQUE em pesquisas de opinião falsas no seu WhatsApp

Nesta semana, os links para pesquisas de opinião estão sendo amplamente divulgados em grupos do WhatsApp, supostamente de institutos respeitados como o Ibope e o Datafolha. São FALSOS! Esses institutos NUNCA fazem pesquisas de opinião pelo WhatsApp. Não clique nesses links: eles podem conter um vírus ou levá-lo a sites que mostram resultados de pesquisa falsos. (O Povo Online)

Falso


3

MENTIRA! Haddad NÃO convidou o Jean Wyllys para ser Ministro da Educação

Uma notícia falsa está circulando alegando que Haddad convidou o deputado Jean Wyllys para ser o futuro Ministro da Educação caso vença a eleição. O meme falso foi disfarçado para parecer exatamente como uma história do G1, e até tinha o nome de um ex-repórter do G1! É totalmente falso. (Folha de S. Paulo)


4

FALSO! Manuela D’Ávila NÃO está em contato com o agressor de Bolsonaro

Notícias falsas estão dizendo que Manuela D’Ávila, candidata à vice-presidência do Haddad, ligou para o suspeito que atacou Bolsonaro. É totalmente mentira. E agora, como resultado, a própria candidata está recebendo ameaças de morte! (Estadão). Outra farsa está se espalhando dizendo que D’Ávila tem tatuagens de Che Guevara e Lenin – a notícia foi compartilhada dezenas de milhares de vezes! (Comprova)


5

NOTÍCIAS FALSAS! Capas de revistas com manchetes falsas

Nossa equipe apurou que capas falsas de revistas estão circulando alegando que o diretor da OEA (Organização dos Estados Americanos), Gerardo de Icaza, alertou sobre possíveis fraudes eleitorais cometidas pelo PT. Isso é 100% falso. Se você encontrar algum desses itens circulando nas suas redes, avise que é tudo falso!

Falso


Enviaremos outra atualização em breve. Enquanto isso, COMPARTILHE estas dicas para proteger nossa democracia!

Todo mundo sabe que as eleições americanas de 2016 foram hackeadas pela Rússia — mas nem todo mundo entende como interesses políticos e as máfias das fake news estão fazendo o mesmo no Brasil hoje em dia!

Nosso movimento tem lutado para expor as técnicas de desinformação, inclusive pressionando legisladores e as plataformas de redes sociais a tomarem uma atitude! Estamos nessa no longo prazo, portanto, fiquem ligados nas próximas newsletters que enviaremos em breve!

Com esperança e determinação,

Diego, Laura, Flora, Joseph, Nell, Carol, Danny e todo time da Avaaz

PS: Manda pra gente as fake news que vocês estão recebendo! Nossa equipe de especialistas está vasculhando as redes sociais e a internet para interromper o fluxo de desinformação antes que ela se espalhe. Se souber de algo suspeito que está viralizando na internet, nos avise! Envie tudo em um email para fakenews@avaaz.org

PPS: Se quiser se informar mais, seguem aqui algumas matérias sobre o problema das fake news e da desinformação, e como isso pode destruir nossa democracia.

MAIS INFORMAÇÕES:Projeto Comprova
https://projetocomprova.com.br

Como reconhecer uma notícia falsa para não compartilhar mentiras (El País)
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/20/politica/1537467412_871279.html

As ‘fake news’ como causa e consequência da radicalização política (Rede Brasil Atual)
https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2018/09/as-fake-news-como-causa-e-consequencia-da-radicalizacao-politica 

Fake news: O impacto das notícias falsas em ano de eleições (HuffPost Brasil)
https://www.huffpostbrasil.com/2018/07/20/fake-news-o-impacto-das-noticias-falsas-em-ano-de-eleicoes_a_23486175/

Máfia de fake news vai piorar na reta final das eleições, indicam especialistas (Estado de Minas)
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/09/23/interna_politica,991054/mafia-de-fake-news-vai-piorar-na-reta-final-das-eleicoes-indicam-espe.shtml

Brasil importou o que houve de pior na eleição dos EUA e no referendo do Brexit (Época)
https://epoca.globo.com/cristina-tardaguila/brasil-importou-que-houve-de-pior-na-eleicao-dos-eua-no-referendo-do-brexit-23095942 

A Avaaz é uma rede de campanhas global de 47 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. (“Avaaz” significa “voz” e “canção” em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Você se tornou membro do movimento Avaaz e começou a receber estes emails quando assinou a campanha “Community Petitions Site” no dia 2017-03-28 usando o seguinte endereço de email:BLOGQSP@GMAIL.COM.

Previous post

COMEÇAM NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (03), INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE PETROLINA, COM 445 VAGAS PARA PROFESSORES

Next post

ELEIÇÕES 2018: VINTE GOVERNADORES CONCORREM À REELEIÇÃO, PARA "PADECERAM" NO PARAÍSO EM NOME DO POVO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.