Meio Ambiente

IBAMA RESGATA MAIS DE 118 MIL PEIXES DE LAGOAS AMEAÇADAS PELA SECA NO NORTE DA BAHIA

Mais de 118 mil peixes de espécies como cascudo, corvina, curimatã, mandi amarelo, pacu, piaba, traíra e surubim foram resgatados, na última semana, de lagoas do norte da Bahia e transferidos para o Rio São Francisco. A operação foi realizada depois de ter sido identificada uma alta taxa de mortalidade em Xique-Xique/BA, devido à seca que atinge a região desde o ano passado.

Para a ação foi necessário o apoio de instituições não governamentais, do Ministério Público da Bahia, universidades, prefeituras, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), voluntários e representantes do Ibama, que acompanharam a transferência controlando a salinidade e oxigenação dos transfish, recipiente apropriado e concedido pela Codevasf.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) prepara a contratação de um estudo que visa identificar outras possíveis causas da mortandade de peixes e permitir a adoção de medidas capazes de interromper o dano ambiental na região.

De acordo com a matéria divulgada no site do Ibama, menos de 3% morreram na transferência. Veja: https://goo.gl/xp1d9y

Previous post

I SEMANA DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO DISCUTE O SEU APROVEITAMENTO SUSTENTÁVEL E REVITALIZAÇÃO

Next post

CICLISTA ADOLESCENTE PEGA "BIGU" EM CARROCERIA DE CAMINHÃO, PERDE O EQUILÍBRIO E MORRE ATROPELADO NA BR 428, LOT/RECIFE

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.