EconomiaSegurança

PRODECON ORIENTA CONSUMIDORES PARA COMPRAS NO DIA DAS CRIANÇAS

O Dia das Crianças está chegando e a procura pelos presentes dos pequenos já começou em Petrolina. Diante da data, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) faz um alerta os consumidores para evitar aborrecimentos durante as compras.  O diretor presidente do órgão da Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, lembra que alguns cuidados simples podem ajudar na compra e prevenir problemas futuros.

Uma das principais orientações, é com relação à indicação de idade em cada brinquedo. Serra destaca ainda que o consumidor deve ficar atento às informações da caixa e avaliar se o item desejado está compatível com a criança que será presenteada.

A compra de um brinquedo deve, acima de tudo, prezar pela segurança. É muito importante que o consumidor observe se o produto tem o selo do Inmetro que é a garantia de que o brinquedo passou por testes de segurança. Um brinquedo sem a devida inspeção pode trazer riscos como substâncias tóxicas, peças muito pequenas que podem ser engolidas pelos pequenos ou até mesmo partes cortantes que podem machucar a criança”, diz.

Outra dica importante é sobre as trocas de produtos. De acordo com o Prodecon, é preciso que o consumidor fique atento ao adquirir roupas e sapatos, pois, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as lojas só são obrigadas a trocar produtos que apresentarem vício de qualidade (defeito de fábrica), ou seja, não são obrigados a trocar o produto só porque o consumidor não gostou da cor, tipo, modelo, tamanho, etc.

Os consumidores que se sentirem lesados neste período e quiserem fazer alguma reclamação junto ao Prodecon podem procurar o órgão que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar a denúncia, é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066.

Magnólia Costa

Previous post

OS 60 ANOS DA BOSSA NOVA VÃO SER MOTIVO DE HOMENAGENS NO 21º FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO

Next post

ISAAC CARVALHO TENTA CARTADA NO PLENO DO TJ-BA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.