Política

PARTIDO DE MARINA PLANEJA FUSÃO COM PV E PPS

Após não atingir a cláusula de barreira e ficar sem fundo partidário e propaganda no rádio e na TV,  a Rede Sustentabilidade, partido idealizado por Marina Silva,  já dialoga com o PV e PPS mirando uma fusão nos próximos meses como forma de sobrevivência.

Uma decisão pode sair nesta terça-feira (16), quando Marina reúne a comissão executiva do partido para debater a questão. “A ideia é concluir esse processo ainda neste ano para dar segurança aos nossos parlamentares”, disse Laís Garcia, porta-voz da Rede ao Globo.

Para passar a cláusula de barreira, o partido precisaria eleger deputados federais em pelo menos nove estados ou obter 1,5% dos votos para a Câmara, com um mínimo de 1% dos votos em nove estados. A Rede elegeu apenas uma deputada, a indígena Joenia Wapichana, em Roraima, e não atingiu o mínimo de votos necessários para a Câmara.

O PPS elegeu oito deputados federais em sete estados, mas atingiu a cláusula de barreira por ter mais de 1% dos votos para a Câmara em 15 estados. O PV elegeu quatro deputados federais, mas teve votação superior a 1% em 18 estados.

Rede e PV já estiveram juntos no primeiro turno, quando Marina disputou a Presidência e teve pouco mais de um milhão de votos, impactando no mau desempenho do partido, que obteve o registro em 2015. A ex-senadora também já concorreu ao Palácio do Planalto pelo Partido Verde em 2010.

Esse histórico aproxima mais Rede e PV, mas há conversas também com o PPS. O presidente do PPS, deputado Roberto Freire, já admite que integrantes das duas legendas têm discutido uma possível fusão.

Previous post

HADDAD PARTE PRA CIMA DE FAKE NEWS CONTRA MANUELA

Next post

AGE LEVARÁ ORIENTAÇÕES EMPRESARIAIS DURANTE FEIRA AUTOMOBILÍSTICA EM PETROLINA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.