Administração

A DEMOCRACIA x A DEMÔNIOCRACIA

POR OTONIEL GONDIM

Vive a Nação-Brasil momentos deveras delicadíssimos. Protegida pelo manto de uma constituição democrática, a eleição presidencial 2018 em seu segundo turno corre solta e solta-se pesadamente entre folguedos e escaramuças jamais vistos e sentidos tão acintosamente pelo cidadão.

Porém, admirável Leitor que tanto permeia-me de orgulho, admitamos, mesmo com uma pulga no pé e uma orelha atrás, a cada dia a democracia inventa, reinventa, fornica, cutuca pra lá e pra cá, faz mi mi mi, adormece, acorda. Mas, dela minuto a segundo mais necessitamos.

Assim caminhará  o nosso país para o futuro ou assado descaminhará  para o passado? THESE IS THE QUESTION.

O perigo torna-se calafrioso caso o DEMO venha  a ser mais importante que a CRACIA. O país apertando o passo no rumo da venta de um futuro esperançoso é um coisa. Entretanto-todavia, se fincar o passo rumando ao absolutismo do passado, a nossa tão suada democracia será mero sinônimo do vocábulo DEMÔNIOCRACIA!!!

Solamente saque, precioso amantes da letras: Fakenews, uso desenfreado sem veracidade do meio Whatsapp, perseguição política, ameaças, difamações, calúnias, misoginia, homofobismo, discriminação classista, preconceito social-racista-gênero, belicismo, tal e mil etc, detonam dinamites hiperbólicas infundadas pretendendo ditar os prumos e rumos da eleição. Arrolando, pois assim, o eleitorado ladeira abaixo do atraso político.

E isso, que a franqueza e o humanismo me perdoem se escorrego no erro, será a implantação da barbárie, do sarcasmo, do caos, a uma nação que, no recente desgoverno brutal e golpista de Temer e aliados, voltou ao padecimento do sofrer agudo e cruel. Principalmente, a gente pobre, negra, favelada, descamisada, sem teto-nembeira-nem eira, LGBT, intelectuais, artistas sérios, trabalhadores em geral, e a parcela da sociedade que goza de humanismo e do verdadeiro ( Verdadeiro, viu Leitor? ) fervor cristão.

Tendeu, Leitor? Certezinha que understwood?!?

Poispois. Amigo, peço-lhe humildemente, que me acompanhe num retorno a um recente túnel do tempo. Topa? Brigadinho.

O presidente Lula devolveu e restituiu a cada cidadão brasileiro a autoestima, o otimismo, a esperança perdida, com um governo humanitário, cuidador do seu povo. Devolveu ao humilde povo  o que era seu de direito fazendo-o soletrar alegre e feliz a frase: ORGULHO DE SER BRASILEIRO. Otonce, meu caríssimo, não custa necas de pitibiriba, relembrar aquele governo e seus programas sociais, infra estruturais, de incentivo à felicidade do povo :

FIES, PROUNI, ENEM, PISO NACIONAL PARA OS PROFESSORES, COTAS RACIAIS, UNIVERSIDADE PARA TODOS, INSTITUTOS TECNICOS FEDERAIS, FOME ZERO, MINHA CASA MINHA VIDA, FARMACIA POPULAR, AGRICULTURA FAMILIAR, MAIS MÉDICOS, SISU, SAMU, BOLSA FAMILIA, BRASIL SEM FRONTEIRAS, BRASIL SORRIDENTE, PAC1 E PAC 2, LUZ PARA TODOS, AGUA PARA TODOS, CIDADE DIGITAL, JOVEM APRENDIZ, CREDITOS FACILITADOS, RODOVIAS, AEROPORTOS, ESTADOS.

Tempos bons que devem retornar o mais breve possível!

Bombombom. No entanto, eis que as elites nacionais -políticos ultraconservadores, burgueses, fascistas, militares ufanistas torturadores, empresários megalomaníacos escravistas, por aí se vai se indo – não gostou nadicas de nadinha dessa ascensão e transformação social do povo simples. Nem um pinguim que gostou! Lulinha Paz e Amor magoou os incautos.  E as elites grunhem, vociferam, miam, latem até hoje, a perguntarem-se: ” Pode um reles empregado nosso ter carro bom, moto nova, vestir-se bem e possuir cartão de crédito?”, ” Pode um pobre/favelado/preto/LGBT, estudar na mesma Universidade que os nossos filhos?”, “Pode uma empregada doméstica ter direitos amplos e irrevogáveis e, pra lacar o cano, ainda frequentar o mesmo Shopping que a nossa família?”

E por perguntaram-se, indagaram-se, num ato planejado sem compaixão-sem justiça-sem piedade, unidos foram diabolicamente ao ataque amortecida. Arquitetaram o Mensalão, a Lava-Jato, o Golpe, culminando finalmente com a prisão política do maior brasileiro de todos os tempos Luiz Inácio Lula da Silva. Para o seu lugar saíram catando, catando, até depositarem entre confianças e desconfianças o apoio a um militar confesso amante da tortura, da guerra civil e da morte de inocentes. Com a ajuda de parte do judiciário tendencioso e injusto, da ala escrota da imprensa, de empresas daninhas, cercaram os muros da nação e derramaram o medo e o ódio de todas as formas e maneiras possíveis e viáveis ao projeto “cão raivoso”.

A obsessão das elites brasileiras em dizimar a real democracia-humana chega ao seu limite: A RETOMADA DO PAÍS ÀS SUAS MÃOS.

Pura verdade difícil, engasguei-me na tristeza, de escrevendo descrevê-la. Aposte que sim, estimado Leitor.

Baseada em fatos reais, resta pedir ao cidadão brasileiro que faça um bom uso da arma maior da democracia que é o voto corajoso e consciente, pelo bem da nossa nação e do nosso povo.

Fui.

Otoniel Gondim -Professor. Escritor e Compositor.

 

 

 

 

 

 

Previous post

MP-BA DENUNCIA BARBEIRO QUE ASSASSINOU MESTRE MOA E PEDE QUE CASO VÁ A JÚRI POPULAR

Next post

PRESIDENTE DO PROS É PROCURADO PELA POLÍCIA FEDERAL

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.