Costumes

III FÓRUM MUNICIPAL DE PROMOÇÃO IGUALDADE RACIAL ACONTECEU EM JUAZEIRO

A Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realizou na tarde desta terça-feira (13), no auditório da UNEB, o III Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro. O evento fez parte da programação do Novembro Negro realizada pelo município e contou com a apresentação do grupo de Balé do Colégio Codefas.

Para a presidente do COMPIR, a professora Márcia Guena, o fórum é um momento importante para o fortalecimento das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. “Acho que este pode ser o fórum mais efetivo, porque podemos ter um plano que vai nortear as ações da prefeitura, independente de quem esteja à frente. Vamos discutir um plano para a cidade, um plano de igualdade racial para que seja encaminhado à Câmara. E um plano aprovado pela Câmara garante que se tenha uma lei que possibilite a implementação dessas políticas públicas”, afirmou.

Com maioria de jovens como participantes, o fórum, segundo o estudante Alexandre Santos “serviu para fortalecermos nosso discurso enquanto sujeitos de direito, pois auxilia em nosso reconhecimento, nossa identidade e conhecimento dos nossos direitos. Esse é o momento de dialogar e de cobrar”, declarou.

Para a estudante Tamires Oliveira, é importante que essas discussões aconteçam todos os meses. “Acho que muito está sendo feito para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população negra, grupos estão sendo ouvidos, espaços como este estão acontecendo e é essencial que estas discussões sejam feitas durante o ano todo para que cada vez mais pessoas entendam a relevância de debatermos temas como estes”, ressaltou a estudante.

Segundo a diretora de Diversidade Luana Rodrigues, o objetivo principal do fórum é consolidar o trabalho realizado nos fóruns anteriores. “Nós realizamos dois fóruns em 2014 e 2016 e construímos uma plataforma de propostas com a população que foram transformados em um plano de ação a ser validade e encaminhado para votação na Câmara. Este plano é um instrumento extremamente importante, é a direção da Política de Promoção da Igualdade Racial, sem improvisos para os próximos 10 anos e com avaliação bianual”, destacou Luana.

Juazeiro tem hoje 73% da população negra e o governo municipal tem atuado buscando o fortalecimento da identidade racial dessa parcela da população. “A gente tem discutido todas as temáticas procurando promover debates e discussões, já que acreditamos que todas as conquistas nas diversas áreas são obtidas através de luta e de momentos como este fórum realizado hoje. Juazeiro é uma cidade negra e sem dúvidas, esta parcela tem sido priorizada na gestão do prefeito Paulo Bomfim”, completou a secretária.

Por Fabiana Diniz/SEDES

Previous post

ATENÇÃO MOTORISTAS, A PRF INICIA 'OPERAÇÃO PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA' NAS BRs

Next post

PERNAMBUCANO PODERÁ SER O NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.