PolíticaSegurança

SATÉLITE REVELA EXPANSÃO DE BASE DE MÍSSEIS DA COREIA DO NORTE

Além de permanecer ativa, foi atualizada

Imagens obtidas pela rede de televisão CNN, dos Estados Unidos, mostram que a base de mísseis de longo alcance Yeongjeo-dong na Coreia do Norte está sendo expandida –além de continuar ativa.

A descoberta mostra que as relações entre os EUA e o líder norte-coreano Kim Jong Un tem trazido poucos avanços na prática. Há 5 meses, as duas potências mantiveram conversações para chegar ao processo de desnuclearização.

Segundo pesquisadores do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais, as imagens também revelam a construção de uma nova base a 11 quilômetros do local já conhecido. Ainda não foi esclarecido se elas estão interligadas.

Um dos analistas do instituto, Jeffrey Lewis, diz que “a construção continuou mesmo após a Cúpula de Cingapura”, em que Jong Um e Trump tiveram conversas bilaterais em busca da desnuclearização.

O que quer que Kim diga sobre seu desejo de desnuclearização, a Coreia do Norte continua produzindo e implantando mísseis nucleares”, disse Lewis.

Autoridades norte-americanas dizem ter controle sobre o que acontece na Coreia do Norte e afirmam “não estarem surpresas com os resultados” do satélite. “Nós observamos a Coreia do Norte muito de perto. Continuamos a apoiar o processo diplomático e não iremos discutir assuntos de inteligência”, falou Chris Logan, porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou que a base descoberta “é um dos principais locais norte-coreanos rastreados e vigiados, em cooperação com os Estados Unidos”.

A implantação de uma nova base de mísseis não significa a violação de nenhum acordo, mas preocupa os países que articulam o acordo de desnuclearização.

Previous post

CRECHES DE PETROLINA GANHAM INTERNET BANDA LARGA PARA APRIMORAR SISTEMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Next post

"EU ACHAVA QUE IA SER MINISTRO E EU NÃO FUI", DESABAFA MAGNO MALTA

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.