Agricultura

DIRETO DE SOBRADINHO

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa liberação do pagamento do Garantia Safra

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente de Sobradinho comunica que o pagamento do Garantia Safra 2017/2018, está liberado para todos que aderiram ao programa.

O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição, não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais.

Para ter direito aos recursos, é necessário aderir ao programa, o que deve ser feito sempre antes do plantio. No instrumento de adesão, deverá constar a área a ser plantada com feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Essa área deve ser superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares.

O Município de Sobradinho fez adesão de 500 cotas, foram inscritas 443 pessoas, com aprovação de pagamento para 372.

Para receber o benefício, que já está liberado para saque na Caixa Econômica Federal Velho Chico, em Juazeiro, ou nas Casas Lotéricas, os contemplados devem estar munidos do Cartão Cidadão e Cartão do Bolsa Família.

Lembrando que sessenta nomes foram bloqueados por falta de informação do NIS (Número de Identificação Social). Esses agricultores devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou José Luiz na Bahiater para solicitar o desbloqueio.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leneíldo Monteiro, ressaltou que Sobradinho foi o único município do Sertão do São Francisco a ser homologado, pelo governo Federal, para o pagamento do garantia safra.

“Pedimos a todos os agricultores que aderiram ao garantia safra 2017/2018, que saquem seus benefícios. Tenho certeza que essa importância ajudará bastante no melhoramento do dia a dia do homem e mulher do campo. Esse ano, nosso Município foi privilegiado, por ser o único do sertão do São Francisco, que foi homologada pelo Governo Federal para o pagamento do Garantia Safra. Isso é muito importante para nossos plantadores de feijão, algodão, milho, arroz e mandioca, que possam ter perdido sua safra em razão da estiagem ou do excesso hídrico”, afirmou Leneíldo.

A relação dos nomes aprovados e dos que estão aguardando liberação, está no mural da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e também na sede da prefeitura.

ASCOM PMS

Previous post

MERCADO DO PRODUTOR RECEBE MAIS UM SERVIÇO DE RECAPEAMENTO ASFÁLTICO

Next post

TEMER AVALIA CONCEDER INDULTO APÓS ASSESSORIA ANUNCIAR QUE NÃO SERIA EDITADO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.