CulturaEducação

MUNICÍPIO OFERECE, ‘CINE EDUCATIVO’ PARA CRIANÇAS DA POLIGONAL

Com o objetivo de potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), realizou ontem (26), na Praça da Juventude, uma seção de ‘Cine Educativo’ com os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal CAIC.

Cerca de 80 crianças assistiram ao filme ‘O Bom Dinossauro’ que conta a história de um pequeno, fraco, tímido e medroso Apatossauro chamado Arlo. Ele faz uma viagem de descobrimento por paisagens tão montanhosas quanto misteriosas na qual vai ganhar um companheiro muito particular e improvável, um menino humano chamado Spot.

“O momento foi bastante lúdico e educativo, além de chamar a atenção das crianças para um aprendizado significativo. Foram trabalhadas várias habilidades e competências que eles precisam adquirir durante o ano e servem para toda a vida. O filme abordou muito bem como a persistência e o foco no objetivo é importante para que eles venham alcançar o crescimento pessoal no futuro”, observou a professora da Rede Municipal de ensino Edineide Oliveira.

A diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, explica que o filme escolhido aborda temas como: autodescobrimento, definição de amizade e papel da família. “A mobilização social é de grande importância, pois tem como objetivo sensibilizar a população para os efeitos e importância da obra na comunidade e as crianças são parte integrante nesse contexto. O filme que apresentamos hoje passa uma lição de vida para encorajar as crianças a superar seus medos, e se colocar acima de qualquer circunstância pouco favorável que aparecer na vida. O Bom Dinossauro nos apresenta um profundo olhar sobre as perdas, além de tratar sobre tolerância e respeito pelos outros, valores que queremos fortalecer nas crianças das comunidades que trabalhamos”, explica a diretora social.

Kauã Souza mora no Residencial Mairi, tem 9 anos, está cursando a 3ª série e, para ele o filme trouxe sentimentos variados, “uma mistura de medo, amizade e superação, mas acima de tudo, de amor, gostei bastante e aprendi muitas coisas importantes”, declara o estudante. Já Vitor Samuel Amorim da mesma idade e série que mora no bairro Malhada da Areia, destacou a criatividade do filme para falar sobre cooperação, medo e superação. “O filme é cheio de mensagens maravilhosas, mostra como somos capazes de vencer o medo, de aprender a conviver com ele. Eu seu que o medo faz parte da nossa vida, mas gente não deve deixar de viver, porque tem medo de algo”, disse Vitor Samuel.

A pequena Raiane Soares mora no bairro Pe. Vicente (Codevasf), tem apenas 8 anos e conta se divertiu com o jeito atrapalhado do dinossauro Arlo. “Gostei do filme, de forma bastante divertida aprendemos muito, como a família é importante, a amizade, o trabalho em grupo, como devemos respeitar o outro e não julgar pela aparência”, explicou a aluna.

O secretário Hemerson Guimarães destaca que as atividades sociais são desenvolvidas por uma empresa terceirizada contratada através de processo licitatório e são voltadas para a comunidade dos 12 bairros que compõe a Poligonal Urbana de Juazeiro “Durante toda a execução das obras a equipe técnica social está em campo fazendo o acompanhamento e paralelamente realizando as atividades que vão desde oficinas educativas na área de saúde a cursos profissionalizantes. É um direcionamento da gestão do prefeito Paulo Bomfim em promover a adaptação da população para o grande volume de obras que estão recebendo, para que assim possam estar inseridas nesse contexto e ter mais qualidade de vida”, finalizou o secretário Hemerson Guimarães. 


Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Previous post

CEM EXEMPLARES DO LIVRO 'COESIA', DO POETA MANUCA ALMEIDA SÃO DOADOS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

Next post

BAHIA FOI O ÚNICO ESTADO QUE NÃO RESPONDEU AO PEDIDO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.