Administração

Workshop sobre Manejo de Caprinos e Ovinos reúne produtores, técnicos e estudantes no distrito de Juremal

Cerca de quarenta produtores e estudes participaram do workshop sobre o ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’, realizado no último sábado (13), no Teatro Municipal do distrito de Juremal, que integra a programação prévia da V Feira de Caprinos e Ovinos do distrito e será realizada de 26 a 28 de abril.

O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL). Para o produtor e presidente da Associação da Fazenda Cipó, Leandro Conceição de Jesus, as palestras foram de fundamental importância para o público presente. “Hoje tivemos a honra de sermos agraciados com informações tão importantes para os criadores de caprinos e ovinos. Agradeço a todos por nos proporcionar tamanha aprendizagem”, declarou Leandro.

Foram abordados quatro temas durante o workshop: Requisitos Sanitários para Participação em Eventos Agropecuários, Nutrição Animal (mineralização, cocho privativo, alimentação por categoria) e Manejo Sanitário Preventivo (principais doenças recorrentes na região, calendário de vacinações, tipos de vacinas mais utilizados na região, cuidados com as vacinas e prática de vacinação).  O objetivo do evento foi ampliar a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região.

O palestrante e médico veterinário, Rodrigo Santos Silva, falou sobre a importância e as nuances da nutrição animal. “O grande desafio enfrentado pelos técnicos e produtores tem sido profissionalizar a cadeia da caprinovinocultura na nossa região, fomentando a utilização de técnicas de manejo alimentar e sanitárias mais eficientes que resultarão numa maior produtividade”, explicou Rodrigo.

Para o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o workshop possibilitou uma troca de conhecimentos entre técnicos e produtores. “Essa nova metodologia de fazer as capacitações antecipadas, proporcionando a difusão de conhecimentos e tecnologias, é de grande relevância, pois possibilita a participação dos produtores”, informou.

O workshop também integrará a programação de todas as feiras dos demais distritos de Juazeiro, sendo que os temas abordados serão de acordo com a realidade de cada localidade. “As palestras direcionadas aos produtores, estudantes e técnicos da região são de importante relevância para a cadeia produtiva da caprinovinocultura. Essa foi uma maneira que a prefeitura, através da ADEAP encontrou de potencializar ainda mais o setor da pecuária. Todos estão de parabéns”, observou o titular da ADEAP, Tiano Felix.

Previous post

Prefeitura chama atenção da população sobre serviços ofertados pelos CRAS em Petrolina

Next post

URGENTE: Professora do IF é presa na sala de aula por impedir entrada de policiais

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.