Agropecuária

IF-SERTÃO PROMOVE O II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUTOS CÁRNEOS E A CADEIA PRODUTIVA

Os professores IF Sertão – PE Paulo Daumas e  Rodolfo Peixoto participaram do Programa Bastidores da Cidade e falaram sobre o  II Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Cadeia Produtiva da Carne – II Siacarne, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho, em Petrolina.  

O evento, organizado pelo IF Sertão-PE, em parceria com Univasf, UFPB e Embrapa Semiárido, tem como objetivo promover a discussão de temas relevantes na área da Ciência e Tecnologia da Carne e debater aspectos relacionados à cadeia produtiva da carne.

“Este evento é voltado para estudantes, profissionais, criadores e demais interessados no tema. Da mesma forma que fruticultura irrigada é uma realidade na nossa região, temos a produção animal, principalmente a caprinovinocultura, como outra atividade em potencial, o que aumenta a importância de discutirmos temas que possam alavancar o setor”, afirmou Rodolfo Peixoto.

Paulo informou que a programação do Simpósio conta com palestras e mesas-redondas que abordarão temas como a avaliação de características de carcaça e qualidade de carne, agregação de valor a produtos da caprinovinocultura, dentre outros, além de minicursos. “Será uma troca de conhecimento, a cadeia produtiva da carne atualmente encontra-se desencontrada e este será o momento de integração entre todos os participantes. Vamos alavancar esta cadeia produtiva”.

Por outro lado, Paulo falou que a região enfrenta um grande problema no abate da carne. “Sabemos que a maior parte de abates de carnes de caprinos e ovinos é clandestino aqui na região e isso iremos discuti no evento, além disso, como fazer um corte especial nas carnes”.  

Questionado sobre o transportes das carnes, Peixoto explicou. “O transporte é um grande problema, temos 3 possibilidades de certificação – SIM, SI e o SIF, quem estiver somente o SIM só poderá ser comercializada na sua própria cidade, o SI só transportar a carne congelada e o SIF é o Selo de Inspeção Federal e tudo isso será discutido no  II Siacarne”.

Aos interessados em participar podem se inscrever site http://siacarne2019.com.br/ . O II Siacarne tem apoio da Rede Ibero Americana de Marcas de Qualidade de Carnes (Marcarne), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Sebrae-PE.

Da Redação- Com informações IF Sertão – PE

Previous post

'Operação Tapa Buracos' realiza Recuperação de vias em Juazeiro

Next post

Decreto das armas de Bolsonaro é derrotado na CCJ

farnesio

farnesio

Petrolinense/Juazeirense de Arapiraca-Alagoas, é radialista com passagens pelas Rádios Jornal do Comércio de Garanhuns e Petrolina, Novo Nordeste de Arapiraca, Emissora Rural, Grande Rio AM e FM de Petrolina, Radio Cidade, Nova Indy e atualmente é âncora do Programa Bastidores da Notícia na Rádio Tropical SAT/FM de Juazeiro e editor do BlogQSP.